“Multichoice Talent Factory” abre academias pelo 2ª ano

“Multichoice Talent Factory” abre academias pelo 2ª ano

COMPARTILHE
A A A

As academias do projecto MultiChoice Talent Factory anunciaram a abertura e o início do ano lectivo para os 60 estudantes, oriundos de 13 países do continente africano. As instituições de Nairobi (Quénia), Lagos (Nigéria) e Lusaka (Zâmbia) depois de terem feito um rigoroso processo de selecção e entrevistas aos candidatos, realizada por especialistas da indústria de televisão, cinema e pelos Directores Regionais das Academias, vão agora iniciar as aulas.
Os novos estudantes terão programas de formação em parceria com a Universidade Kenyatta no Quénia, Universidade Pan-Atlantic na Nigéria, a Universidade da Zâmbia e a Henley Business School. Estes parceiros académicos têm estado presentes desde que as academias abriram as portas em Outubro de 2018.
Nesta segunda edição, os estudantes de Angola, Botswana, Etiópia, Gana, Quénia, Malawi, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe irão receber formação e adquirir experiência prática sobre a indústria cinematográfica, técnicas de narrativa, produção, áudio e realização, entre outras áreas-chave. O curriculum académico oferece aos estudantes a oportunidade de aprender directamente com os principais especialistas da indústria africana e internacional, trabalhar em produções de TV locais e criar conteúdos originais que serão transmitidos nos canais locais da M-Net, nas plataformas da MultiChoice – DStv, GOtv e Showmax.
“Paulo Idalécio e Adriano Dizongo são os candidatos seleccionados que integram a turma do ano lectivo 2020 na Académia da MultiChoice Talent Factory, na Zâmbia. É uma oportunidade única para estes jovens talentosos angolanos obterem uma certificação internacional, como parte de um apoio institucional da empresa, à semelhança dos seus antecessores, desenvolverem maiores competências e conhecimento da indústria cinematográfica, e contribuírem para a produção de conteúdos locais em África” afirma Eduardo Continentino, Director da MultiChoice Angola
“É um novo ano com novos alunos. Diferentes origens e diferentes espectativas. Para todos nós progredirmos nas nossas carrerias, tivemos mentores nas nossas jornadas, aprendemos muito também uns com os outros e com experiências de vida. Espero que a MTF ofereça tudo isso aos nossos novos alunos,” afirma Njoki Muhoho, Directora da Academia da África Oriental.
Os 60 aspirantes a cineastas são a esperança do continente africano na procura de histórias para contar, que reflictam quem somos e até onde chegámos como contadores de histórias.

Femi Odugbemi, Director da Academia da África Ocidental disse “Estamos muito entusiasmados por dar boas-vindas à Turma de 2020 e iniciar uma nova jornada de descobertas. Aprendemos a fazer cinema fazendo filmes e esse é um processo de exposição prática e aprendizagem com os melhores líderes no sector, e continua a ser esse o nosso caminho para estimular nos nossos estudantes a paixão pelo poder criativo.”
Nos últimos 12 meses, a MTF estabeleceu parcerias com governos, associações locais e internacionais da indústria cinematográfica e televisiva para definir e melhorar as competências de cineastas emergentes e profissionais da indústria. Berry Lwando, Director da Academia da África Austral acredita que o ano passado muniu os Directores das Academias com excelente informação para produzir a próxima geração de contadores de histórias autênticos.
“O primeiro ano foi uma óptima experiencia em termo de aprendizagem e estou entusiasmado com a Turma de 2020 que embarca nas suas novas jornadas. A sua paixão pela cinematografia faz-nos levantar de manhã a querer fazer mais.” Saudamos a próxima turma de contadores de histórias autênticos! acrescentou Berry Lwando.
Junte-se à conversa nas redes sociais da MTF com hashtag #MultiChoiceTalentFactory
• Instagram: @multichoicetalentfactory
• Twitter: @MCTalentFactory
• Facebook: @multichoiceafricatalentfactory
Sobre a MultiChoice Talent Factory

O MultiChoice Talent Factory (MTF) é um programa de formação multifacetada (Academias, Masterclasses e Portal) criado pela MultiChoice Africa para influenciar positivamente a cadeia de valor técnico e profissional da indústria cinematográfica e televisiva em todo o continente. Como negócio nascido e criado em África temos um compromisso de longa duração para fazer a diferença socioeconómica nos países onde operamos.

Esta iniciativa de indústrias criativas de África, a MTF é um programa que terá um papel positivo para o crescimento e desenvolvimento das indústrias criativas dos diferentes países no continente através da sua plataforma partilhada.

Através das Academias MTF (cada ano, as academias seleccionam 60 pessoas talentosas de 13 países para participarem num programa de 12 meses incluindo teoria e experiência prática em cinematografia, edição, produção de som e narração) estamos a construir um “pipeline” de bom conteúdo local para os nossos canais, enquanto as Masterclasses incidem no desenvolvimento de competências técnicas de criativos já estabelecidos em cinematografia, som e narração de

histórias para melhorar a qualidade de produções locais, sendo ministradas por especialistas africanos e internacionais.

O Portal MTF é o fio de ouro que congrega talento e oportunidades aliadas numa única plataforma. É um mercado digital pan-africano cinematográfico e televisivo que oferece acesso aberto e gratuito a criativos cinematográficos por todo o continente para exibirem o seu talento, acederem a oportunidades, se manterem a par das notícias da indústria e expandirem as suas redes no sector.

Através desta iniciativa, a MultiChoice Africa demonstra o seu compromisso em enriquecer vidas, desenvolvendo a arte de contar histórias inspiradas, fazer histórias locais e, ao mesmo tempo, aumentar o legado de conteúdo local nas nossas plataformas da DStv, GOtv e Showmax, em última análise, continuar a exibir a rica herança cultural e a diversidade de África.

comentários facebook