Músico Chetekela felicita Lunda-Norte, sua terra natal, pelos seus 40 anos da...

Músico Chetekela felicita Lunda-Norte, sua terra natal, pelos seus 40 anos da sua fundação

COMPARTILHE
A A A

Por ocasião dos 40 anos da fundação da província da Lunda-Norte, o músico Chetekela, nato desta província, usou uma das suas contas das redes sociais para deixar uma mensagem de felicitação aos citadinos desta terra, relembrar grandes nomes da história da província e deixar igualmente algumas sugestões.

“Parabéns, minha / nossa terra! Terra dos nossos antepassados, terra dos nossos pais, terra que nos viu nascer e crescer, a terra que aguentamos e nos aguenta.
Nestes 40 anos, que a nossa terra deixa de ser vista somente como um campo de exploração e extracção, mas sim que seja vista como um campo de cultivo onde a colheita de hoje sirva de semente para amanhã e, para tal, a terra deve ser preparada. Que entre irmãos não haja antagonismo mas sim humanismo. Que o Mukixe deixa de ser visto como algo do passado, mas sim como a nossa identidade cultural. Que a Mwana Pwo do bairro e da cidade preservem os ensinamentos dos nossos Makulhana, pois, sem mentira, são os melhores. Que o modernismo e a era actual não nos façam olhar para o soba como algo do passado (cuidado! olha o respeito às autoridades tradicionais), mas sim que lhe seja dado o devido respeito e é o que todos nós merecemos. Que os pais actuais ensinem aos pequenos as brincadeiras do passado (wsona/saudades) aqueles, sim, foram bons tempos de brincadeira, onde o teu pai é meu pai e a tua mãe é nossa o respeito era dado a todos! Irmãos, muito se tem para exprimir, mas tenho apenas a dizer o seguinte: Nós somos unidos, porém nos fazemos de esquecidos. Se nos lembrarmos desta união e o sermos, o futuro será próspero em todas vertentes; volto ao passado e lembrei-me de que o meu pai, Fernando Kabaxa, tem dito: olha para o sofrimento do outro como sendo teu, aí tu não farás o outro sofrer, pois todos somos passageiros, mas o bem que fazemos perdura para sempre!” escreveu o músico.

Parabéns, Lunda-Norte! Parabéns, Tchianda!” concluiu Chetekela.

comentários facebook