Nova programação da RNA começa a partir de segunda-feira

Nova programação da RNA começa a partir de segunda-feira

COMPARTILHE
A A A

A Rádio Nacional de Angola (RNA) tem, a partir de Segunda Feira , uma nova grelha de programação, da qual consta, entre as novidades, a alteração do horário do programa “Desportivo”, que passa a ser emitido das 12h15 às 12h55, passando a ter um tempo de emissão de 40 minutos, contra os 30 minutos anteriores.

O programa “Desportivo” já tem 30 anos de existência e sempre foi emitido das 13h30 às 14h00. Outra grande marca da Rádio Nacional de Angola que vai sofrer alteração no horário é o “Azimute”, um programa de pendor económico, que passa agora a ser emitido das 17h30 às 18h00 de terça a quinta-feira. O programa era emitido das 9h30 às 10h00.
 
O director da Rádio Nacional de Angola, Adalberto Lourenço, disse na sexta-feira ao Jornal de Angola que houve necessidade de mudança de hora de emissão do “Azimute” para se adequar aos “novos ritmos de audiência”.
 
O “Azimute” passa a ser emitido à tarde por ser, de acordo com Adalberto Lourenço, um período em que os ouvintes regressam a casa e têm mais tempo para ouvir com atenção os assuntos em abordagem.
 
“Além da mudança de horário, o programa “Azimute” vai sofrer alterações nos conteúdos, para se adequar à nova realidade económica que o país está a viver e vai ser dada atenção especial à participação de estudantes de Economia”, disse Adalberto Lourenço, que afirmou que as alterações justificam-se pela dinâmica social e o entendimento de que esses são os horários para melhor servir a audiência da RNA.
 
A nova programação, acentuou o director da RNA, vai oferecer aos ouvintes informação e entretenimento de alta qualidade. Os novos programas vão entrar para a grelha de forma faseada e sustentada, garantiu Adalberto Lourenço, quando mencionava os programas “A Casa da Rádio”, “Altamente”, “Acorda Angola” e “Sintonia”.
 
O programa “Altamente” é dedicado à juventude, com emissão das 15h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira, e substitui o programa “Geração Viva”. O programa “Sintonia” vai para o ar depois do Jornal da Tarde, das 13h30 às 14h00, sendo “um novo conteúdo que vai ajudar os ouvintes a saberem o que se passa na rádio”.
Da nova grelha de programas consta um espaço para a abordagem da programação do Grupo RNA e espaços com entrevistas, reportagens e debates. O programa “Azimute” e estes novos espaços vão ser inseridos no Rádio Jornal, que é emitido das 17h00 às 19h00, informou Adalberto Lourenço.
 
A nova grelha vai dar ainda atenção especial à música, no âmbito da estratégia de preservação da memória das músicas e da rádio, razão pela qual foi criado o programa “Hora do Vinil”, em cuja emissão vão ser tocadas músicas de qualidade e de todas as épocas.
 
“As alterações têm componente híbrida”, salientou Adalberto Lourenço, para depois explicar que, se em alguns programas houver apenas mudança no horário, noutros vão ser introduzidos novos conteúdos e noutros ainda feitas mudanças estruturais e de conceito. Quando lhe foi perguntado se já houve algum estudo que tenha medido o nível de audiência das emissoras no país, o responsável citou os dois últimos estudos de audiência realizados no país pela Marktest, e apresentados recentemente, que apontam a RNA como líder de audiência.
 
“As rádios privadas estão a lutar claramente para ter liderança na audiência e prova disso é a mudança de locutores e a criação de novos programas, daí a razão de a RNA melhorar a grelha de programas para manter a audiência e, se possível, conquistar ainda mais”, afirmou Adalberto Lourenço, que confirmou que a nova programação foi feita com base na observação do mercado, na gestão de pessoal e meios.
 
A RNA, de acordo com o seu director, tem uma equipa muito variada, tanto em idade, género e experiência.
 
 

comentários facebook