Opinião: Team de Sonho vol 3 “A força da música”.

Opinião: Team de Sonho vol 3 “A força da música”.

COMPARTILHE
A A A

Por Sarchel Necesio

Depois do Team de Sonho volume 1, a que chamamos de “O começo” e Team de Sonho volume 2, “A vida é uma festa“, chegou a vez do Team de Sonho volume 3 a que vamos chamar de “A diversidade”, “angolanidade” e a “força da música”.

Team de Sonho volume 3 é uma colectânea que junta mais de duas dezenas de artistas da música independente nacional escolhidos a dedo pela Editora LS Republicano. Das novidades desta edição, destacam-se a união de outras editoras que se juntaram ao projecto como a Clé, Arca velha, Puto Prata com Nagrelha, Kyaku Kyadaff com Noite e Dia e o conceituado Calabeto.

O volume 3 do Team de Sonho traz as vozes de Big Nelo, Pérola, Yola Araújo Yannick Afroman, Cef, Kyaku Kyadaff, Tuneza, Ary, Cage One, Lil Saint, Young Double, DJ Darcy, Heavy C, Puto Português com Matias Damásio, DJ Callas, DJ Malvado Jr, DJ Hélio Baiano, Filho do Zua, Preto Show, Nagrelha, Bambila, MC Cabinda, Calabeto, Bass e Neru Americano.

O sonho de Fernando Republicano, que sempre teve o desejo de transformar num team os artistas da LS Republicano, começa a ter pernas para andar e faz do terceiro volume o seu maior registo ate a data. O resultado mostra o futuro da música angolana enumerado num único registo com a Direcção executiva de Nino Republicano, Coordenação Musical de Big Nelo, e Direcção de Marketing e Estratégia de Cátia Carmo.  Juntos, o trio traz um terceiro volume sólido.

O álbum Team de Sonho volume 3 representa uma grande ruptura com a sua sonoridade antiga e foca-se no moderno e na geração mais jovem, teenager, ou geração digital.  Além da tradicional Kizomba, do Semba e do Rap, o vol 3 flerta esses estilos com Afro House, Naija, Afrobeats e outros estilos modernos, graças a uma influência notória do grupo Gabeladas (projecto descoberto por Big Nelo), a modernidade da Kizomba de Lil Saint e CEF e as  fusões futuristas de Preto Show.

O disco começa com uma sequência religiosa, ou melhor, a bênção do disco com Bambila na faixa “Anguabeleye”, um hit gospel que abre o coração para tudo de insano que o álbum iria apresentar mais lá na frente.

Dividido em dois discos, Team de Sonho volume 3 apresenta, no disco 1, faixas que na sua maioria viajam por sentimentos amorosos, dúvidas, questionamentos, transportando cá para fora realidades vividas por inúmeras pessoas, onde Pérola, Ary, Yola Araújo, Lil Saint, Big Nelo, Filho Do Zua e Heavy C  são sublimes e confirmam a evolução musical de cada artista que participa neste projecto. A parceria é um achado em termos musicais e uma lufada de ar fresco ao actual momento na carreira dos artistas que participam. O disco 1 é incontestável, tem uma qualidade musical com faixas incrivelmente bem produzidos e exprimem, por meio de suas criações sonoras e letras repletas de referências, um gigantesco arco de possibilidades. Nota mais para lado A desse álbum para as faixas: “I Love You”  de Lil Saint (A melhor do álbum),  ” Me Fizeste Como”  “Sem ti, de Heavy C , “Adeus”, de CEF e o Lendário Cota Calabeto, que certamente dará Semba ao shows do team de Sonho pelo País.

O volume 3, sonho de Nino Republicano, continua a viagem musical no segundo disco, onde a musicalidade patente é claramente mais comercial e para rádios, onde onde se podem encontrar as faixas para as diversas festas que acontecem no quotidiano angolano e pode ser confirmada logo nas entradas triunfantes de Yanick Afroman e Cage One em faixas totalmente fora do padrão que mostra claramente  o que dissemos nos parágrafos anteriores sobre as fusões musicais que este álbum recebeu claramente focada na geração digital. No lado B, ou disco 2, o destaque vai para “Forever “ e  “Fezada”, as melhores deste lado, “Danda, de  DJ Darcy  e “Mais Uma”. de Yuri da Cunha.

Ouvir o álbum sem perceber como cada nome envolvido na faixa deixa um pouco de sua tendência é praticamente impossível. Contando com mais 27 nomes nos créditos, algo que o disco entrega de forma interessante, o álbum é uma excelente junção entre quebra da cadência rítmica das frases e rimas em conjunto com vocais, que dão ainda mais elementos ao já bem trabalhados, conceito sonoro/rítmico de artistas envolvidos.

Team de Sonho volume 3 é um disco para ser ouvido em festas, nos fones, no carro, ou para relaxar. Ele vai se encaixar em todos os momentos justamente por causa desse trabalho delicado com nuances e atmosferas que se complementam.

comentários facebook