Ordem dos Médicos e Fidelidade Angola criam Seguro de Responsabilidade Civil e...

Ordem dos Médicos e Fidelidade Angola criam Seguro de Responsabilidade Civil e Profissional para Médicos

COMPARTILHE
A A A

A Fidelidade Angola, em parceria com a Ordem dos Médicos, acaba de apresentar um seguro de responsabilidade civil profissional. A apresentação foi feita no primeiro dia do XII Congresso Internacional dos Médicos em Angola, realizado nos dias 25 e 26 de Janeiro, no Centro de Convenções de Talatona.

Criado em parceria com a Ordem dos Médicos, este novo seguro de responsabilidade civil profissional tem um prémio anual a partir de 30 mil kwanzas. Garante a cobertura por erros ou faltas profissionais cometidas no exercício da actividade médica, em Angola, o que significa que se existir algum erro ou falha médica que cause danos a terceiros, este último será indemnizado. O valor da indemnização poderá atingir 10 milhões de kwanzas, de acordo com as diferentes opções de cobertura.

Este seguro cobre danos patrimoniais e não patrimoniais, resultantes da lesão corporal provocada, garantindo não só a protecção ao médico como também a de todos os que com ele trabalham, desde que estejam ao seu serviço. As equipas médica e cirúrgica estão também protegidas sempre que trabalhem sob as ordens e responsabilidade do médico, no exercício das suas funções.

Com este seguro, as lesões materiais causadas a terceiros estão abrangidas. O médico está assim protegido se provocar quaisquer lesões a terceiros com materiais, mobiliário, recheio, equipamentos, utensílios e decorações, quando pertencem às instalações profissionais do médico.

Contudo, há excepções. O seguro tem exclusões específicas, como por exemplo experiências, ensaios ou testes clínicos, cirúrgicos ou medicamentosos. A transmissão de doenças por sangue como HIV/SI- DA. Os danos causados por implantes, cirurgia estética, quimioterapia ou radioterapia também não estão incluídos.

Para Paulo Edra, da Fidelidade Angola, este é um produto inovador no mercado, que surge para responder às necessidades há muito sentidas pela classe médica. “O seguro de responsabilidade civil profissional faz parte da carteira de produtos das seguradoras. O que a Fidelidade Angola fez foi olhar para o mercado e perceber que uma determinada classe profissional precisava há muito de um seguro com especificidades que a apoiassem no decorrer do seu trabalho. Neste caso os médicos, cuja actividade é fundamental para o bem-estar e funcionamento de uma sociedade. Optámos, então, por estabelecer contacto com a Ordem dos Médicos, que de imediato aderiu à ideia, associando-se a nós na criação de um produto inovador e cuja fiabilidade está à partida garantida”.

O mesmo responsável sublinha que a parceria com a Ordem dos Médicos de Angola e a sua associação a este produto atestam “a notoriedade e a credibilidade do mesmo junto da classe médica”, contribuindo para que os “pacientes se sintam mais tranquilos e confiantes no acto médico realizado em Angola”.

Expectante relativamente à reacção do mercado, Paulo Edra acredita que este é um seguro que vai contribuir para que os cuidados de saúde em Angola sejam desempenhados de forma mais protegida e segura.

Exclusivo para os membros da Ordem dos Médicos, o seguro Responsabilidade Civil Profissional – Ordem dos Médicos pode ser subscrito em todos os pontos de atendimento ao público da Fidelidade. Até 31 de Março deste ano os seus subscritores beneficiam de um preço promocional.

comentários facebook