Pela primeira vez desde 2007, Lionel Messi não estará presente no ‘El...

Pela primeira vez desde 2007, Lionel Messi não estará presente no ‘El Clasico

COMPARTILHE
A A A

Pela primeira vez desde 2007, Lionel Messi não estará presente no ‘El Clasico’ – o tão aguardado embate entre os grandes rivais espanhóis, Barcelona e Real Madrid. As equipas encontram-se numa das partidas da 10ª jornada da Primeira Liga Espanhola, em Camp Nou, no domingo, 28 de Outubro de 2018, com o pontapé-de-saída às 16:15.

A ausência de Messi é um duro golpe para o Barça. O mestre argentino ajudou os catalães na vitória por 4-2 sobre o Sevilha, no sábado à noite – o que os levou de volta ao topo da classificação – mas jogou menos do que meia hora de jogo, depois do choque com Franco Vazquez e de ter partido o braço direito.

“Obviamente que é uma perda significativa,” disse o técnico do Barça Ernesto Valverde. “Sabemos o que ele nos traz e o que perdemos quando ele não está. Temos de saber lidar com isso e estaremos preparados. É claro que notaremos a sua ausência, mas saberemos gerir e teremos os recursos necessários, apesar de irmos defrontar algumas equipas muito complicadas.”

Sem Messi, as expectativas do Barcelona em vencer o ‘El Clasico’ são certamente menores, mas ainda assim tem o talento necessário nas suas fileiras para superar os seus arqui-inimigos. Valverde irá procurar que nomes como o de Luis Suarez, Ousmane Dembele, Arthur, Philippe Coutinho e até do jovem Munir El Haddadi elevem o seu nível de jogo e – pelo menos temporariamente – façam esquecer a ausência de Messi.

Mesmo sem poder contar com o seu talismã, o Barça continua a ser favorito, graças à forma desastrada actual do Real. Os ‘Merengues’ somaram a quinta partida consecutiva sem vencer em todas as competições, quando foram derrotados em casa por 2-1 pelo Levante, no sábado à tarde.

Especula-se que o treinador do Real Julen Lopetegui possa não resistir além desta semana, mas o ex-seleccionador da Espanha afastou a possibilidade de sair antes da sua equipa se deslocar a Barcelona, no domingo.

“Sinto-me mais motivado do que nunca a continuar, porque a equipa colocou a sua alma e coração em campo,” disse Lopetegui depois da sua mais recente derrota. Lopetegui poderá demonstrar todo o seu optimismo, mas uma derrota ante o Barça – que resultaria numa diferença de sete pontos entre as equipas – marcará certamente o fim da era de Lopetegui.

Adicionalmente, o Real não terá uma das suas estrelas em ascensão – Vinicius Jr – depois de este ter sido expulso numa partida das reservas, no passado fim-de-semana.

No que toca ao confronto directo, a rivalidade entre Barcelona e Real Madrid perdura há mais de um século. Na Primeira Liga Espanhola, defrontaram-se 176 vezes, com os ‘Merengues’ a arrecadar 72 vitórias, comparativamente às 70 da equipa ‘Blaugrana’ (e ainda 34 empates).

O Barça arrecadou quatro pontos ao Real, nas partidas para a Primeira Liga Espanhola da época passada: uma vitória por 3-0, no estádio Santiago Barnabeu, em Dezembro de 2017 e um empate 2-2, em Camp Nou, em Maio de 2018.

Barcelona x Real Madrid – Jogos, apenas na La Liga

Jogos disputados 176
Vitórias do Barcelona 70
Vitórias do Real Madrid 72
Empates 34
Golos do Barcelona 282
Golos do Real Madrid 285

comentários facebook