Pitabel leva a peça “O Preço Do Fato II” ao palco da...

Pitabel leva a peça “O Preço Do Fato II” ao palco da Trienal

COMPARTILHE
A A A

Por: Sued de Oliveira
Revisão: Canga Tomás

A peça teatral O Preço do Fato II será exibida às 20 horas de quinta-feira, dia 27 de Julho, pelo Núcleo de Artes Pitabel, no palco Ngola da III Trienal de Luanda. A obra é uma continuidade da peça “O Preço do Fato I”, que já possui mais de 10 anos de existência.

Na peça, Cristina, uma jovem de 20 anos, natural de Mbanza Kongo, província do Zaire, influenciada pelos hábitos e costumes de Luanda, onde ela cresceu, vê a sua relação amorosa em risco devido à tradição. Depois de uma série de conflitos ideológicos e etnológicos, Cristina insiste em não cumprir com a tradição e acaba por morrer. Na tentativa de se investigar sobre as causas da sua morte, surgem vários questionamentos: a família materna reivindica o desaparecimento físico da jovem perante a paterna e, daí, estende-se o drama novamente.

Resultado de uma criação colectiva, “O Preço do Fato II” tem como encenador Adérito Rodrigues, sonoplastia de Tony Frampénio. O elenco é constituído por Tio Kibukidi (Lopes Filho), Sucaina (Carla Esmeralda), Cristina (Nelma Nunes), Matondo (Dilson Miguel), Matumona Ndombele (Carlos Nunes), Yalukombo (Constância Lopes), Paulo Pimentel (Adérito Rodrigues) e Maria Pimentel (Neide Shintia).

Fundado em Luanda há 16 anos, o Pitabel tem na sua galeria o Prémio Nacional de Cultura e Artes edição 2010. Em 2006, venceu o Prémio de Teatro Cidade de Luanda, no mesmo ano arrebatou duas edições do prémio DSTV- BWÉ. Em 2009, ganhou o prémio Nacional do Ensino Particular Identidade Cultural.

Refira-se que, na primeira edição do FESTA 2017 (Festival de Teatro Angolano) organizado pela III Trienal de Luanda, em Janeiro, o Núcleo de Artes Pitabel apresentou-se no dia 13 com a obra “O Preço do Fato I”.

comentários facebook