PR considera Kundi Paihama “figura cimeira”

0

O Presidente da República, João Lourenço, considera, em mensagem de condolências, o nacionalista Kundi Paihama como

“figura cimeira da história da luta de consolidação da Independência Nacional e na organização do Estado nas frentes política e de segurança”.

Kundi Paihama morreu na madrugada desta sexta-feira, vítima de doença, numa unidade hospitalar da capital angolana, Luanda.

Na nota, o Presidente João Lourenço sublinha o facto de Kundi Paihama ter sido governador de várias províncias e ministro da Defesa Nacional nos anos que coincidiram com o fim do conflito militar e o advento da paz.

Segundo o Estadista angolano, foi nesse período em que o nacionalista, enquanto ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, dedicou a sua atenção a esses “valorosos compatriotas”.

“Homem de grandes qualidades humanas, profundamente inserido na comunidade que o viu nascer e defensor da causa maior do povo angolano, o General Kundi Paihama deixa um legado que as novas e futuras gerações devem cultivar”, expressa o Chefe de Estado.

À família e aos amigos de Kundi Paihama, o Presidente da República endereça “os mais profundos sentimentos de pesar e exprime o desejo de que possam suportar tão doloroso momento”.

A mensagem é extensiva aos antigos companheiros do nacionalista na acção governativa e nas Forças Armadas.