Conheça o projecto pedagógico “Língua e Cultura”, de Quissua de Sousa

0

Por: Stella Cortez

Com o intuito de ajudar a quem precisa, tendo em conta as várias debilidades encontradas no sistema de ensino e aprendizagem, o professor João Quissua António de Sousa falou sobre o projecto pedagógico “Língua e Cultura”, desenvolvido por si, na província de Malanje.

Criado sem fins lucrativos, o docente contou ao PLATINALINE, que o projecto visa reforçar a aprendizagem escolar nas cadeiras de Língua Portuguesa, Matemática e, ainda, em cultura geral, bem como desenvolver as habilidades em aulas de canto, teatro, dança, guitarra, piano entre outras, cujos beneficiários são as crianças e jovens das comunidades.

“As aulas ministradas por nós não substituem as dos seus professores, muito pelo contrário, reforçam-nas. O projecto existe desde Abril de 2018. Assim, como a covid-19 afectou todos os sectores e famílias, também nos deixou fora das nossas actividades, porque a maior parte das despesas era suportada por mim. Com isso, gostaria de apelar à ajuda dos amigos e dos cidadãos, em geral, para que o projecto continue a existir não só em Malanje, mas nas demais províncias do nosso país”, disse.

Ciente de que as crianças não podem ficar sem o ensino educacional, Quissua apela a todos os que puderem ajudar com materiais didáticos e instrumentos de artes.

“Estaremos a criar uma biblioteca móvel comunitária, com cadernos, esferográficas, lápis, ou seja, com inúmeros materiais didáticos, quaisquer valores monetários são precisos para a aquisição de instrumentos para arte, como guitarra e piano, visto que ainda não possuímos esses instrumentos. Desta forma, estaremos todos a contribuir na qualidade do nosso ensino. Na certeza de que o nosso apelo será ouvido, deixamos o nosso e-mail: quissuadesousa@gmail.com”, finalizou.