Realizador Bertin Wete alerta sobre problemas sociais no filme angolano “Um dia...

Realizador Bertin Wete alerta sobre problemas sociais no filme angolano “Um dia de Assalto”

COMPARTILHE
A A A

Por: Iraneth da Cruz

O filme “Um dia de Assalto”, do cineasta angolano Bertin Júnior Wete, que teve a antestreia no dia 24 do mês corrente, no Cinemax do Nova Vida, estreia oficialmente nos cinemas no dia 1 de Novembro.

O filme conta a história de três jovens que perdem o emprego por reivindicarem direitos na empresa onde trabalhavam e perante a insatisfação, decidem fazer um assalto ao ex-patrão como vingança, porém, a acção acaba em tragédia.

Segundo o cineasta Bertin Wete, o filme é um alerta para determinados problemas sociais e eventuais consequências na vida do cidadão. Mais focado na realidade da sociedade angolana, com incidência na perda de valores morais, causados, em parte, pelo nível de vida dos angolanos, o filme procura ser uma crítica actual.

“Os inúmeros casos de burla, os assaltos a bancos, resultantes de acordados entre os funcionários e meliantes, da escassez de divisas, a crescente pobreza e as famílias a passarem fome, associados à extorsão, exploração e outros males a que são sujeitos milhares de pessoas, diariamente, estão na base do filme”, revelou Bertin.

Para o cineasta, “Um dia de Assalto” abre um novo confronto de ideias entre espectadores sobre os vários problemas sócio-económicos com os quais se debate a sociedade angolana, com maior realce na juventude.

O produtor disse que tem procurado, por conta própria, usar a sétima arte como ferramenta educativa capaz de sensibilizar as pessoas sobre determinados problemas sociais. “A ideia é aproximar mais o público da produção nacional e tornar o cinema uma fonte de expressão cultural”, argumentou.

Bertin Júnior Wete é produtor e realizador de cinema, assim como professor de realização e cinema, TV e edição de imagem. Foi um dos editores do filme “Viva Riva”, considerado a melhor produção africana de 2010. Em 2014, fez a estreia no mercado nacional com o filme “Coração do Homem”.

FB_IMG_1572353185950 FB_IMG_1572353154738

comentários facebook