Saiba o que são YouTubers

Saiba o que são YouTubers

COMPARTILHE
A A A
Por: Sued de Oliveira
 
YouTubers são usuários da Plataforma “YouTube”, que usam a Web como uma fonte de liberdade alternativa para expor os seus pareceres referente aos acontecimentos, mostram o seu quotidiano, partilham conhecimento, entretêm, falam sobre o comportamento dos jovens e não só e quase que, de uma maneira acidental, se tornam formadores de opinião e referências para a sociedade.
 
Mas esta actividade está longe de ser uma mera prática lúdica, pois muitos destes YouTubers rendem “uma boa massa” em detrimento do nível de acessos que os seus ostentam. De acordo com o site Social Blade (entidade que controla as actividades de todos os usuários credenciados da Plataforma YouTube) um usuário bem sucedido rende em média de 5 a 400 mil dólares, fora o facto de conseguirem popularidade suficiente para seguir uma carreira artística, como fez a jovem brasileira Kefera, que virou celebridade por causa do seu canal “5minutos”.
 
E já que o Brasil foi mencionado, importa realçar que é o pais com os YouTubers mais bem sucedidos de toda a lusofonia e o canal de comédia “Porta dos Fundos” possui mais de 10 milhões de subscritores.
 
Angola, infelizmente, não factura tanto quanto o Brasil na Web. Geralmente, cantores ou portais de grande expansão na mídia são os que ocupam a linha da frente no ranking dos canais mais acessados do país no YouTube, mas há também jovens YouTubers que levam o seu conceito a público e o fazem com gosto. Como é o caso da jovem Graciana Tchindandi, que dá conselhos e dicas para cuidar de cabelos naturais. A jovem Érica Crespo, dona do canal CrespoSaudavel, CorpoPerfeito, com uma linhagem similar a da Graciana, a jovem Shelccie, dona do Canal da Shelccie, que dá conselhos de beleza e saúde capilar e muitos outros jovens que, apesar de não rederem milhões, pegam numa câmera e partilham o que pretendem com o público, que por acidente ou preferência, visita e consome os seus conteúdos.
 

comentários facebook