SANLAM Emerging Markets detém 90% das acções da SAHAM Angola seguros

SANLAM Emerging Markets detém 90% das acções da SAHAM Angola seguros

COMPARTILHE
A A A

A SANLAM concretizou a maior operação de compra até hoje, transformando o Grupo num importante player dos serviços financeiros de Africa após a assinatura do contracto com a SAHAM Angola Seguros.

A SANLAM e a SANTAM anunciaram o cumprimento de todas as condições requeridas para a aquisição dos 53,37% restantes da SAHAM Finances, em vigor a partir de 11 de outubro, após os reguladores em várias jurisdições terem aprovado o acordo. A Sanlam e a Santam passaram assim a deter participações na SAHAM Finances de 90% e 10%, respectivamente, num total de 100% do capital da SAHAM Finances.
“A conclusão desta transação é um marco importante para concretizar a visão de nos tornarmos no grupo líder de serviços financeiros no continente. O reforço do footprint e a respectiva especialização da SANLAM, SANTAM e SAHAM Finances proporcionam ao Grupo SANLAM a oportunidade de expandir os seus negócios de Seguro de Vida nos mercados francófonos, bem como alavancar a especialização do Grupo para aumentar a carteira geral de seguros”, refere Ian Kirk, CEO do Grupo SANLAM.

Esta aquisição cria um grupo pan-africano de serviços financeiros capaz de oferecer uma gama completa de produtos para clientes, desde Particulares a Empresas. A dimensão e o alcance internacional da Sanlam representam uma vantagem estratégica significativa, que permite aumentar a sua base de clientes multinacionais, consolidando a sua posição no mercado segurador.
Em entrevista, Nadia FETTAH, CEO da SAHAM Finances, afirma que foi dado um passo importante. “Demos mais um passo na história da SAHAM Finance. Esta transação representa a criação de um potencial de valor para os nossos clientes e oferece também significativas sinergias operacionais e comerciais para as finanças do SAHAM”, Explica.

Para Lizé Lambrechts, CEO da Santam, que agora detém de 10% das acções conta que“O interesse confirmado da Santam no grupo SAHAM Finances deriva da oportunidade que agora tem de desempenhar um papel importante no desenvolvimento e gestão das actividades especializadas da SAHAM Finances e da Santam em África, em conjunto com a Sanlam Emerging Markets e a SAHAM Finance, tornando-se o principal especialista pan-africano de seguros”
Questionado sobre a transação Paulo Bracons, Administrador-Delegado da SAHAM Angola Seguros, assegura que esta esta operação vai aumentar a capacidade e competências técnicas da SAHAM Angola.

“ Esta operação vai permitir oferecer valências e competências que só um grupo como o Grupo SANLAM, pela sua dimensão e competência, pode oferecer. É uma clara mais-valia para o sector segurador em Angola reforçando as nossas capacidades e ajudando de forma importante o processo de crescimento e desenvolvimento de Angola”.
Esta combinação aumentou significativamente a dimensão da SANLAM em África, ampliando o seu negócio com 65 subsidiárias. Apesar da dimensão considerável de ambas as empresas, a SAHAM Finances e a Sanlam até agora se sobrepunham em apenas quatro países: Botswana, Quênia, Nigéria e Ruanda.
De ressaltar que as duas empresas iniciaram a sua parceria em 2016, quando a SANLAM Emerging Markets adquiriu uma participação de 30% na SAHAM Finances, e aumentou a sua participação para 46,6% no capital da empresa, no ano seguinte.

comentários facebook