Saúde e Bem Estar: Coçar os olhos pode provocar lesões na córnea...

Saúde e Bem Estar: Coçar os olhos pode provocar lesões na córnea e até causar cegueira

COMPARTILHE
A A A
Girl rubbing tired eyes

Por: Iraneth da Cruz

Muitas são as pessoas que tem o hábito de coçar os olhos, seja quando acordam, choram ou mesmo diante de qualquer incômodo . Esta mania pode ser inofensiva, mas segundo especialistas, faz muito mal para a saúde ocular, favorece o desenvolvimento de doenças sérias que podem exigir, até, um transplante de córnea que é uma membrana transparente que cobre a face externa e anterior do globo ocular.

Além do alto risco de contaminação, segundo o especialista, coçar os olhos também pode agravar a ceratocone, uma doença que afecta a estrutura da córnea, que pode provocar o afinamento do tecido e, consequentemente, astigmatismos irregularidades que pode, ou não, estar associado à miopia, além de ser uma das causas mais comuns do transplante de córnea.

“Não quer dizer que se você coçar o olho vai ter a doença. Mas se você já tem uma pré-disposição, o acto pode favorecer o surgimento da ceratocone. De qualquer forma, é sempre bom evitar colocar a mão nos olhos”, adverte Omar Assae, oftalmologista do Estado de São Paulo,Brasil. Segundo ele, o embaçamento visual e o aumento gradativo do estigmatismo são sinais de alerta da doença. “Por isso, diante de qualquer anormalidade é importante procurar um médico”, aconselha.

Para amenizar a coceira o oftalmologista disse que há vários factores que podem contribuir para a irritação dos olhos, como a poluição e a baixa humidade do ar, há causas patológicas como as conjuntivite alérgicas inflamação da membrana externa do globo ocular decorrente de alergia, principalmente por ácaro e pólen.

E alguns sintomas como lacrimejamento excessivo, vermelhidão, irritação e ardência, inchaço. Nesse caso, coçar os olhos não resolve o problema, pelo contrário, apesar da falsa sensação de alivio, pode agravar ainda mais a irritação e até desencadear uma conjuntivite bacteriana”, alerta o oftalmologista. A indicação é lavar os olhos como soro fisiológico e procurar um especialista que vai indicar o tratamento mais adequado.

comentários facebook