Saúde e bem-estar: Conheça as causas do Cancro do Estômago e como...

Saúde e bem-estar: Conheça as causas do Cancro do Estômago e como identificar

COMPARTILHE
A A A

Por: Iraneth da Cruz

O cancro do estômago é a segunda maior causa de morte em todo o mundo, também conhecido como cancro ou câncer gástrico, os tumores do estômago aparecem em terceiro lugar na incidência entre homens e em quinto entre as mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são diagnosticados mais de 20 mil novos casos de cancro gástrico por ano. Os homens têm um risco duas vezes maior de desenvolver cancro gástrico do que as mulheres, o que pode ser explicado por dados preliminares que sugerem que as hormonas têm um papel protector contra a doença.

Uma das causas do cancro do Estômago é a elevada ingestão de sal, principalmente se a exposição ocorrer desde o início da vida. O sal proveniente de alimentos em conserva, carne processada, produtos de charcutaria e peixe salgado danifica a mucosa estomacal e aumenta a suscetibilidade ao tumor.

Outros factores ambientais, como a obesidade, o uso de tabaco e o álcool, também estão associados ao risco aumentado para desenvolver cancro gástrico.

Como identificar o cancro do Estômago?

Os estágios iniciais do cancro do estômago podem ser assintomáticos. Na ocorrência de sintomas, os mais comuns são emagrecimento, dor abdominal, dificuldade de deglutição, ausência de apetite, náusea e indisposição.

O diagnóstico é obtido por via da realização de uma endoscopia, exame que permite a visualização directa do estômago e a análise de biópsias de lesões cancerosas ou pré-cancerosas, como atrofia gástrica, metaplasia intestinal ou displasia gástrica.

O tratamento da doença é cirúrgico e associado ou não à quimioterapia e radioterapia. A escolha será determinada de acordo com as características microscópicas e a extensão (estadiamento clínico e patológico) do tumor, além da idade dos pacientes e possíveis efeitos adversos esperados.

comentários facebook