Sete equipas disputam 420 mil kwanzas em prémio na 2ª edição do...

Sete equipas disputam 420 mil kwanzas em prémio na 2ª edição do GP BAI de ciclismo

COMPARTILHE
A A A

Sete equipas nacionais disputam a partir de quinta-feira, 21 de Novembro, na província da Huíla, 420 mil kwanzas definidos pela organização da 2ª edição do Grande Prémio BAI de ciclismo de estrada como recompensa para os participantes.

A prova, com um percurso de 360 quilómetros de estrada percorridos em quatro etapas, conta com a inscrição confirmada de quatro equipas de Luanda, dentre as quais a vencedora do ano passado, BAI-Sicasal-Petro de Luanda, que teve lugar em Benguela, duas da Huíla e uma da província em que decorreu a 1ª edição.

Na primeira etapa, com partida prevista para as 09h00 do dia 21 de Novembro, os atletas vão pedalar 50 quilómetros numa prova de contra relógio que vai decorrer no troço que dá acesso à comunidade de Cacula pertencente à Estrada Nacional número 280.

No segundo dia do evento avança-se para a segunda etapa, projectada numa prova de estrada em linha de 120 quilómetros, partindo às 09h00 da cidade do Lubango, passando pela Chibia, tendo como corte de meta o local de partida.

A terceira etapa, com 140 quilómetros numa prova de estrada em linha, está agendada para o dia 23 de Novembro, com início previsto para as 09h00, sendo esta a mais difícil para os ciclistas pois irá partir da cidade do Lubango, passando, no sentido de ida e volta, pelas localidades da Humpata, Serra da Leba e Mangueiras, até chegar ao local de partida.

A quarta e derradeira etapa volta a pôr os atletas numa competição de 50 quilómetros em circuito fechado, num verdadeiro festival de ciclismo, que vai decorrer na capital da província organizadora, antecedendo a cerimónia de entrega dos prémios por equipas e individuais.

A prova, co-organizada com o departamento local da Juventude e Desportos, conta com a anuência do Governo Provincial, depois de observados todos os pressupostos da Federação Angolana de Ciclismo (FACI) e deverá ocorrer dentro dos regulamentos da União Ciclista Internacional (UCI).

Este ano o Grande Prémio BAI em Ciclismo de Estrada vai decorrer sob o espírito da promoção da saúde e bem-estar, enquadrado na política de responsabilidade social do BAI e pretende contribuir para o estímulo do turismo em Angola.

 

comentários facebook