StandardBank leva “Heróis de Azul” à província de Malanje

StandardBank leva “Heróis de Azul” à província de Malanje

Localizado a 190 km da cidade de Malanje, o município da Marimba beneficiou de várias consultas médicas gratuitas

COMPARTILHE
A A A

Centenas de crianças do município da Marimba, na província de Malanje beneficiaram, no último fim-de-semana, de consultas médicas gratuitas, numa acção do Standard Bank de Angola (SBAO), através do seu projecto social Heróis de Azul.
Localizado a 190 km da cidade de Malanje, o município da Marimba carece de várias infraestruturas sociais desde estradas, energia elétrica e água potável.
“Fica difícil enumerar as várias dificuldades deste município. As Estradas na maior parte do trajecto são de picadas. Não há água potável, embora nesta altura esteja a ser construída uma central de tratamento e, a energia elétrica é garantida por geradores são desligados de madrugada”, explica Jelson Domingos coordenador dos Heróis de Azul.
Para os voluntários que compõem o projecto Heróis de Azul esta acção teve um grande impacto pois foi possível levar serviços de saúde para uma população carente e que vive com inúmeras dificuldades, agravando-se pela inexistência de estrada e a distância dos serviços básicos.
As patologias mais patentes no município da Marimba são a Sarna, a Malária, a Schistosomíase e os problemas respiratórios.
Durante a actividade foram atendidos 1.680 pacientes na especialidade de estomatologia, clínica geral, fisioterapia, psicologia clínica e realizadas avaliação da glicémia, testes rápidos de malária, dengue e chicungunha. Foram também distribuídos gratuitamente medicamentos, escovas e pastas de dentes, bem como manuais de saúde e ambiente para cultivar o hábito da saúde preventiva.
A equipa de trabalho foi composta por 14 Médicos (1 local), 12 enfermeiros (3 locais), 2 técnicos de laboratório e 9 voluntários para áreas de apoio.
O SBAO possui no seu currículo de responsabilidade social algumas actividades regulares junto das várias associações da comunidade entre as quais, a promoção de aulas de alfabetização, com a associação ABC Alfabetizar, o apoio na Luta contra o Cancro, em parceria com a Liga Angolana Contra o Cancro e a promoção de acções de saúde na comunidade com as associações Médicos Pela Vida e Cárie Not.

comentários facebook