- Publicidade -

More

    Steve Jobs não é mais CEO da Apple

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Tim Cook assumirá a função de presidente-executivo

    Steve Jobs durante lançamenro do iPad 2 da Apple em São Francisco

    Steve Jobs durante lançamenro do iPad 2 da Apple em São Francisco (Beck Diefenbach/Reuters)

    Steve Jobs, fundador da Apple, deixou nesta quarta-feira o controle da companhia que ajudou a fundar em 1976. Tim Cook, braço direito do executivo, passa a atuar interinamente como presidente-executivo da empresa.

    Steve Jobs anunciou por meio de carta que renunciou ao cargo de presidente-executivo da Apple nesta quarta-feira (24). Segundo o Wall Street Journal, uma mensagem firmada por Jobs à cúpula da empresa afirma que “gostaria de continuar atuando como chefe do conselho diretor”.

    Jobs, que enfrenta uma dramática luta contra um câncer, afirma que esperava sair da empresa “um dia”.

    — Eu sempre disse se um dia não pudesse mais cumprir meus deveres de acordo com minhas expectativas como executivo-chefe da Apple, eu seria o primeiro a informar vocês. Infelizmente, esse dia chegou.

    Jobs aconselha que Tim Cook seja seu sucessor na função. Cook já assumiu a função de executivo-chefe da Appledurante uma licença médica de Jobs no início deste ano. Cook atualmente é chefe de operações da empresa.

    Jobs, de 56 anos de idade, se afastou da Apple duas vezes em dois anos. Além dessa saída no início deste ano, em 2009 ele tirou uma licença para tratar da saúde e foi submetido a um transplante de fígado. Em 2004, o executivo travou uma batalha contra um câncer de pâncreas.

    Fundador da empresa, Jobs é considerado o responsável pelas revoluções causadas pela Apple em vários mercados na última década, como a criação do iPod, que mudou drasticamente o mercado musical, do iPhone, responsável por alavancar o setor de celulares inteligentes, e, mais recentemente o tablet iPad. 

    Valor

    Em maio do ano passado, a Apple passou a Microsoft e se tornou a empresa com maior valor de mercado no mundo da tecnologia. Trata-se de um feito importante para uma empresa que passou os anos 90 bastante desacreditada.

    A guinada da Apple ocorreu justamente após a volta de Jobs à empresa, em 1997 – 12 anos antes ele havia sido expulso da liderança pelo conselho de administração da companhia, que ele fundou em 1976 com um amigo na garagem de casa. Com Jobs e seu faro para produtos de design elegante e bom funcionamento, a Apple passou de uma fabricante de computadores de nicho a líder de mercado em setores como o de tocadores de música.

    A gigante de tecnologia americana Apple vale atualmente tanto quanto os 32 maiores bancos da zona do euro. Esse é o resultado da recente queda dos preços das ações de bancos como o espanhol Santander, o francês BNP Paribas, o alemão Deutsche Bank e o italiano Unicredit, além do crescimento vertiginoso do valor da empresa dirigida por Steve Jobs.

     

    ( com R7)

    Share this
    Tags

    A Bombar

    VIVA Seguros expande suas operações para Benguela

    A VIVA Seguros anunciou hoje  sua expansão de serviços com a chegada da Unidade Viva à província de Benguela, em Angola. Esta expansão faz...

    Workshop debaterá o futuro do turismo em Felipe Guerra/RN, cidade com 454 cavernas conhecidas

    No cenário de potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte, destaca-se a região de Felipe Guerra, que abriga a maior quantidade de cavernas catalogadas...

    As decisões dos campeonatos de futebol na Europa

    O mês de Abril marca o arranque para a última milha rumo a glória nos principais campeonatos de futebol na Europa, quer do ponto...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto