Turma da Mônica faz 50 anos

Turma da Mônica faz 50 anos

COMPARTILHE
A A A

A personagem mais famosa do cartoonista brasileiro Maurício de Sousa, a Mônica, ‘nasceu’ a 3 de Março de 1963. Há cinquenta anos, a ‘dentuça’ era apresentada numa banda desenhada como uma personagem secundária do ‘Cebolinha’, mas rapidamente roubou as atenções, tornando-se a protagonista da ‘turminha’. “Mulher quando chega toma conta”, justificou o autor, citado pelo site da Globo.

turma-da-monica-classica

É uma menina gordinha de vestido encarnado e dentuça, que anda sempre acompanhada de um coelho de peluche azul, com o qual bate nos amigos mais brincalhões. Já sabe de quem estamos a falar? Para quem ainda não a reconheceu, trata-se da Mônica.

Maurício de Sousa já se dedicava ao desenho e às tirinhas de banda desenhada quando, em 1963, criou a Mônica, personagem inspirada numa das filhas e baptizada com o mesmo nome, e cujo sucesso acabou por ditar aquela que seria a estrela de uma “turma” que inclui outras figuras como Cebolinha, Cascão e Magali.
Aos 78 anos, Maurício de Sousa é, possivelmente, o autor de banda desenhada de maior sucesso do espaço da lusofonia, e um dos mais carismáticos do Brasil, por conta desse império erguido com a ajuda de Mônica, que o levou a editar milhares de revistas com as histórias da turminha, a abrir parques temáticos e a avançar para o cinema e a televisão.
O autor sempre disse que o sucesso de Mônica se deve ao facto de ser uma “menina moderna, urbana, activa e com um temperamento forte” e por “debater temas actuais e vocacionados para as crianças”.
Ao longo dos anos, Maurício de Sousa aproveitou o sucesso das personagens para passar mensagens positivas e pedagógicas e a promover a revista de banda desenhada no incentivo à leitura entre os mais novos.
Esta semana, o autor apresentou no Brasil o plano de comemorações do meio século de vida da Mônica, que inclui uma exposição, a reposição de um espectáculo inspirado em “Romeu e Julieta”, lançamento de brinquedos e o projecto de criação de uma série intitulada “Turma Adulta”.

comentários facebook