Valdano Lukizaia e Vanda Pedro serão os novos gestores do auditório do...

Valdano Lukizaia e Vanda Pedro serão os novos gestores do auditório do CEARTE

Valdano Lukizaia e Vanda Pedro recebidos em Audiência pela Ministra da Cultura

COMPARTILHE
A A A

Em prol do desenvolvimento das artes cênicas, Vanda Pedro e Valdano Lukizaia foram recebidos hoje, em audiência, pela Ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, à quem solicitaram apoio para beneficiarem de um auditório para a exibição das suas peças teatrais.

A Ministra, engajada no exercício das suas funções, atendeu prontamente ao pedido dos promotores, cedendo o Auditório do Instituto Médio Politécnico Público afecto ao Ministério da Cultura – CEARTE, no Camama, que ficará sob gestão dos mesmos durante dois anos, numa parceria público-privada.

WhatsApp Image 2019-01-11 at 16.53.30 WhatsApp Image 2019-01-11 at 16.53.32

Durante o encontro, também fazedores de cultura e grandes impulsionadores do Teatro que se faz em Angola, Vanda e Valdano colocaram, sem restrições, todas as suas inquietações e apresentaram soluções para o funcionamento do Ministério que vela pela promoção e conscientização de valores culturais do país.

Carolina Cerqueira aproveitou, igualmente, o momento para esclarecer alguns impasses e o processamento de actos administrativos do Ministério e as políticas que estão a ser feitas e pretendem ser realizadas para a preservação e massificação da cultura nacional.

Importa realçar que o CEARTE é um Instituto Médio Politécnico Público afecto ao Ministério da Cultura e foi criado pelo Decreto Executivo Conjunto n° 01/2015 de 13 de Julho, do Ministério da Cultura e da Educação e tem a superintendência da Direcção Nacional de Formação Artística do Ministério da Cultura e da Direcção do Ensino Técnico Profissional do Ministério da Educação, nos termos e limite da lei.

No CEARTE ministram-se os cursos de artes visuais e plásticas, dança, música, teatro e cinema. Localizado no Município de Belas, em Camama, é o resultado da aglutinação das extintas escolas nacionais de artes plásticas, dança, música e teatro.

O CEARTE possui capacidade para 2.500 alunos e conta ainda com 24 salas de aulas,
com 48 turmas, um laboratório de química e um de física, uma biblioteca, pavilhão polidesportivo, um posto médico, refeitório e um anfiteatro ao ar livre.

comentários facebook