Vencedores do prémio de Melhor Projecto Tecnológico pedem apoio para dar sequência...

Vencedores do prémio de Melhor Projecto Tecnológico pedem apoio para dar sequência aos seus estudos

COMPARTILHE
A A A

Por: Stella Cortêz

Fotos: Timóteo Serviço

Gustavo Gardel, Gregório Kutema, Jeovânia Domingos, Aguinaldo dos Santos, Bráulio Alberto e Josevando Lopes, criadores do “Sistema de Transferência Automática de Combustível” e vencedores do prémio de “Melhor Projecto Tecnológico” atribuído pela organização da 1ª edição Feira Juvenil de Educação, Tecnologias, Empreendedorismo e Cultura, falaram sobre a idealização do referido projecto em entrevista ao PLATINALINE.

“Somos um grupo de seis estudantes finalistas do Curso de Automação e Instrumentação Industrial do Instituto Nacional de Petróleo que tem convênio com a Sonangol. Inicialmente, fizemos um estágio nas instalações da Boavista 1 da Sonangol Logística, e baseamos em todo o processo que acontece naquelas instalações para reduzirmos e criarmos algo móvel, prático e muito menor do que aquele que são 500 metros. Então como o objectivo de estudo e também projecto funcional, tivemos a ideia que criar um Sistema de Transferência Autimatica de Combustível,” disse Josevando Lopes.

O estudante continuou ao dizer que para a confecção do projecto, avaliado em 118.000.000,00 (cento e dezoito milhões de Kwanzas), foi necessário dividirem-se em três áreas, nomeadamente: soldadura, electricidade e instrumentação. Um prémio que para os estudantes significa o reconhecimento de todo o esforço que tiveram durante a concepção do projecto, bem como servirá de abertura de portas para possíveis projectos futuros.

Questionado sobre o que pretendem fazer futuramente, Josevando respondeu. “Neste momento um dos nossos principais desafios e dar sequência aos nossos estudos. Visto que em Angola não tem faculdade com o curso que fizemos no Ensino Médio. Pedimos encarecidamente aos órgãos institucionais que nos ajudem com bolsas de estudo, porque somos jovens, temos capacidade e queremos crescer cada vez mais para contribuir para o desenvolvimento do nosso país,” frisou.

PL179477

Para finalizar, os estudantes agradeceram aos seus familiares, amigos, ao senhor Cláudio Capela e à toda a sua Equipa Central de Manutenção, sem esquecer o superintendente da Boavista 1, pelo suporte e apoio que deram para a realização do Sistema de Transferência Automática de Combustível.

comentários facebook