Vice-Presidente e Presidente Executivo da General Electric Energy Connections visita Angola pela...

Vice-Presidente e Presidente Executivo da General Electric Energy Connections visita Angola pela primeira vez para apresentação ao mercado

COMPARTILHE
A A A

Russell Stokes, Vice-Presidente e Presidente Executivo da General Electric para o sector da Energia, denominada GE Energy Connections, começou hoje uma intensa agenda de reuniões com diversas entidades do sector privado e público do país, nomeadamente com um encontro com o Secretário de Estado da Energia, Joaquim Ventura.
Com mais de 120 anos de conhecimento da indústria da energia, uma presença em 150 países, a GE Energy Connections está focada no negócio de electrificação e automação que, em termos práticos, permite que as concessionárias e a indústria conectem eficientemente à electricidade desde o ponto de geração de energia ao ponto de consumo, num negócio global de 11 mil milhões de dólares norte americanos (USD) de receita anual.

Esta primeira visita de Russell Stokes ao país – cuja experiência de 20 anos na liderança de unidades de negócios da GE, e um profundo conhecimento da indústria, da empresa e do consumidor -, vem no seguimento da crescente presença e confiança que a multinacional tem tido em Angola, mercado que afirma ser um dos quatro mercados-chave da África Subsariana em que a GE vai continuar a operar. “Estou muito entusiasmado por conhecer finalmente Angola e o mercado Angolano, no qual a GE tem apostado e acreditado continuamente ao longo destes anos. Prevejo muito boas conversas e encontros muito produtivos”, afirma Russell Stokes.
Com presença noutros países africanos e com o conhecimento de que existem necessidades que Angola tem a nível energético, é objectivo do CEO conhecer melhor o mercado angolano, e encontrar formas de poder ajudar o país a colmatar estas dificuldades.
Antes de liderar a Energy Connections, Russell foi presidente e Director Executivo da GE Transportation, um dos líderes mundiais nas indústrias ferroviária, mineira e marítima, cujo facturamento anual ronda os 6 mil milhões de dólares americanos (USD) e que conta com mais de 12 mil funcionários em todo o mundo.

Além desta visita, em Janeiro deste ano o Presidente da General Electric, Jeff Immelt, já havia estado no país e reunido com o Presidente da República para discutir o estado dos projectos que a GE está a desenvolver no país. Em declarações à imprensa, Jeff Immelt afirmou que a empresa está a trabalhar para aumentar a potência da rede eléctrica no país de 1,5 para 2 Megawatts, num investimento de mil milhões de USD não só nas áreas de energia eléctrica, mas no sector do petróleo, gás, saúde, e também transporte, através da aquisição de 100 locomotivas que começaram a chegar ao país este ano. Com esta aquisição, haverá também uma modernização dos equipamentos da empresa dos caminhos-de-ferro de forma a suplantar as necessidades de transporte de bens e exploração e produção de gás.

comentários facebook