Wagner Xiquito vence última prova do 6º circuito nacional de BTT

Wagner Xiquito vence última prova do 6º circuito nacional de BTT

COMPARTILHE
A A A

Wagner Xiquito, dos Kambas da Bicicleta, é o grande vencedor da 6ª e última prova do 6º Circuito Nacional de BTT, realizada ontem, dia 6 de Outubro, na Comuna da Funda.

A competição teve lugar na Funda, município de Cacuaco, província de Luanda, e contou com cerca de 100 participantes de 15 nacionalidades diferentes. Cerca de 55% destes atletas são angolanos, sendo que todo o grupo, num misto de diversão e resistência, mostrou mais uma vez as suas habilidades nesta que é a maior competição de BTT em Angola (Bicicleta Todo Terreno).

O angolano Wagner Xiquito foi o grande vencedor desta prova, com um percurso de 72km, feito em 3h45min37seg, seguido de Euclides Chingui e Xiri Nascimento, que completaram a prova em 3h45min39seg e 3h49min46seg, em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A tabela classificativa da 6ª prova do Circuito Nacional de BTT ficou assim organizada:

Maratona (72km)
1. Wagner Xiquito
2. Euclides Chingui
3. Xiri Nascimento

Meia maratona (50km)
1. João André
2. Kiambote João
3. Odilson Santos

Classe feminina (28 Km)
1. Analtina Teixeira
2. Patrícia Teixeira
3. Axelle Bonnier

Segundo o responsável pela organização, Gonçalo Anacoreta, “o balanço é muito positivo, pois apesar de ser uma prova tecnicamente exigente, e com a dificuldade adicional do calor intenso que se fez sentir, a satisfação é geral e esse é o sentimento mais importante para quem participa, organiza, patrocina ou apoia. Nós, organização, sentimos que, mais uma vez, cumprimos com o nosso papel de contribuir para o crescimento da modalidade e contamos voltar em 2020 com mais força do que nunca”.

A cerimónia de premiação do vencedor do 6º Circuito Nacional de BTT, está marcada para o mês de Novembro, em local a indicar brevemente.

Sobre o BTT em Angola

Os primeiros passos de provas organizadas de BTT em Angola foram dados em 2014. Nesse ano, a ALLSTARS organizou duas provas: Barra do Kwanza e Funda e contou com 50 participantes.
Em 2015, o desafio foi elevar a fasquia e chegar aos 100 participantes numa só prova, meta essa que foi alcançada.
Em 2016, participaram mais de 160 participantes numa prova, sendo que mais de 250 atletas de pelo menos, 20 nacionalidades participaram nas diferentes provas do 3º BTT ALLSTARS XXL 2016.
Em 2017, e apesar da crise vivida em Angola, o número de participantes não diminui, tendo os organizadores atingido um novo máximo, com mais de 170 participantes inscritos numa só prova.
Em 2018, a organização deu continuidade a este movimento, tendo aumentado o número de ciclistas e amantes da modalidade e organizado uma prova de dois dias seguidos fora de Luanda. Os eventos realizados na edição de 2018 foram os seguintes: Prova de resistência urbana nocturna, em Abril; 5º Circuito Angolano de XCM, entre Maio e Outubro; e Campeonato de XCO e de XCM, em Setembro.

comentários facebook