A data homenageia os compositores do mundo, especialmente o seu trabalho e esforço para escrever e criar músicas.

O PLATINALINE tributa aqueles que, desde a data de libertação nacional, motivaram o povo angolano a lutar, sonhar e crer em dias melhores, por intermédio de suas composições.

Os compositores são verdadeiros artistas, que utilizam o domínio da técnica das notas musicais para criar melodias. Além da técnica, utilizam toda a criatividade e sensibilidade para escrever canções que emocionam e animam as pessoas. Nomes como Rui Mingas, Teta Lando, Elias Diakimuezo, Carlos Lamartine, Voto Gonçalves, Mamborro, Paulo Flores, Euclides da Lomba, Lourdes Van-dunem, Tony Amado, Matias Damásio, Heavy-C, Calo Pascoal, Socorro, Tata Ngana, Sabino Henda, Lulas da Paixão, Bonga Kwenda, Yuri da Cunha e Anselmo Ralph são, entre vários, os que têm testemunhos de seus feitos não só enquanto intérpretes, como também escritores musicais.

O Dia Mundial do Compositor, 15 de Janeiro, surgiu no México. A origem dessa data é a comemoração da fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 1945.

No entanto, esta data somente foi oficialmente celebrada no mundo a partir do ano de 1983. E, por Angola ser um país de grande variedade cultural, o número de compositores é elevadíssimo, no entanto, a estes que, a partir de suas ideias, pensamentos e criatividade dão-nos a capacidade de pensar, materializar, partilhar, alegrar aos nossos ouvidos, relaxar mentes e animar corações, o PLATINALINE deseja muita sabedoria e sucessos.

Por: Leo Bernardo