A Primeira Dama da República de Angola, Dra. Ana Dias Lourenço, efectuou na última semana da missão referente à campanha de Cirurgias Cardíacas Pediátricas, uma visita ao Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre de Nascimento, para acompanhamento da referida iniciativa promovida pela Fundação Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário, da qual é instituidora.
Com vista a ampliar a capacidade de resposta nacional no tratamento de cardiopatias congénitas em crianças, a campanha sob o lema: “Tratando Corações, transformando vidas”, decorreu de 30 de Novembro a 20 de Dezembro, em parceria com a Global Cardiac Alliance, uma das maiores referências mundiais nesta especialidade, cuja missão no país foi liderada pelo renomado cirurgião cardíaco pediátrico, William Novick.
A missão teve como principais objectivos a prestação de cuidados cirúrgicos especializados, bem como a partilha de conhecimento e capacitação da equipa local, em contexto real de trabalho (on the job training), reforçando a capacidade nacional para responder a casos altamente diferenciados, nesta área crítica da saúde infantil.







Durante a visita, Ana Dias Lourenço constatou o estado de saúde das 20 crianças, oriundas das diversas províncias do país, submetidas à cirurgia cardíaca, com diagnóstico crítico, incluindo dois casos de elevada complexidade, um dos quais envolveu uma bebé de 25 dias de vida, portadora de transposição dos grandes vasos sanguíneos e um recém-nascido com dois kilogramas, que apresentava “desenvolvimento parcial do esterno”, uma condição rara e de alto risco.
Os casos, encontram-se maioritariamente em evolução clínica favorável.
Na ocasião, a Primeira Dama da República ouviu palavras de gratidão e de reconhecimento pelo desempenho dos profissionais, pronunciadas com profunda emoção pela mãe de uma das crianças operadas, enaltecendo a conquista alcançada e a qualidade dos cuidados prestados naquela unidade hospitalar.
A visita culminou com um momento de interação institucional entre a Primeira Dama, a equipa local do CHDCP e a equipa internacional da GCA, tendo sido manifestado por ambas as partes forte interesse na continuidade da colaboração, com a programação de novas missões, reforçando o compromisso com a sustentabilidade do programa e o fortalecimento da cirurgia cardíaca pediátrica em Angola.











