Recentemente, o humorista Kotingo partilhou uma publicação onde apresenta os resultados de um estudo realizado em 2024 pelo MIRA Marketext. O estudo coloca Kotingo na segunda posição entre os humoristas mais queridos de Angola, ficando atrás apenas de Gilmário Vemba.
A divulgação do ranking gerou grande repercussão nas redes sociais. Um internauta comentou: “Não é querer rebaixar ninguém, mas para mim, Mr. Filadagoda é o melhor humorista angolano. Os outros ficam aí a imitar Langa e a vestir roupas de palhaço para fazer rir, não são humoristas.”
Em resposta, Kotingo começou por dizer que respeitava a opinião do internauta, mas que via a questão de outra perspectiva.
“É possível reconhecer o mérito de um sem recorrer ao desprezo ou ostracizar outros humoristas que também fazem parte do meio. Este desrespeito não é produtivo. O humor é um universo vasto, com vários géneros e subgéneros, cada um seguindo regras específicas que permitem, ou não, o uso de determinados adereços (X) ou (Y)”, afirmou.
O humorista exemplificou o seu ponto de vista citando Gilmário Vemba, que, em diversas ocasiões, utilizou fraldas e babetes para interpretar personagens ao lado dos seus colegas dos Tuneza, com o intuito de arrancar gargalhadas do público.
Kotingo também expressou a sua admiração pela forma como as pessoas consideram bonito e intelectual quando um artista estrangeiro interpreta personagens noutras línguas ou quando um angolano imita o sotaque português, mas reagem de forma negativa quando se trata de um sotaque congolês.
“Um palhaço não é aquilo que tu pensas. Eles são muito mais do que a tua visão te permite alcançar. Por isso, acho pérfido que uses esse nome como um epíteto depreciativo, como algo digno de desrespeito. Não é correto”, concluiu.
Por: Makiesse Macondo