45 Jovens angolanos para se inspirar nos 45 anos de independência

0
242

ANGOLA 45 ANOS – 45 REFERÊNCIAS POSITIVAS NA JUVENTUDE!

Celebra-se nesta quarta feira, 11 de Novembro, o 45 º aniversário da independência de Angola. Proclamada pelo então Presidente Agostinho Neto, a 11.11.1975, pelas 23h00, diante de milhares de angolanos, em que grande parte eram jovens determinados, momento que marcou o início de um país novo, onde a força da juventude foi fundamental para o crescimento alcançado.

Os jovens angolanos sempre desempenharam um papel importante na conquista da independência, preservação da paz, consolidação da unidade e da soberania nacional, sendo que muitos se destacaram na frente do combate. Nomes como comandante Hoji-Ya-Henda, Nzinga Mbande e as cinco heroínas (Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso e Lucrécia Paim), são exemplos conhecidos da força e dedicação da juventude na luta contra o colonialismo.

Hoje, 45 anos depois, o país conta com milhares de jovens que usam seu saber, dedicação e amor à pátria para contribuir de forma significativa no crescimento de Angola, preservação da independência e da paz duramente conquistada.

No quadro da celebração dos 45 anos da nossa independência, o PLATINALINE homenageia 45 jovens angolanos dos 18 aos 45 anos de idade, que marcam a diferença de forma positiva e relevante. Eles são referências na sua área de actuação, foram pioneiros, e que de alguma forma são jovens ou/e personalidades que inspiram outros jovens a trilhar um caminho de sucesso de honra à nação e à Pátria que os viu nascer. Infelizmente, não é possível homenagear a todos, portanto, criteriosamente elencamos uma lista selecionada por profissionais da PLATINALINE e leitores que, por meio de interação em publicações, mostraram suas preferências. É, portanto, uma amostra em representação dos milhares de jovens de toda Angola nas áreas da Política, Governação, Economia, Cultura, Ambiente, Empreendedorismo, Comunicação e imprensa, Moda, Artes plásticas, Justiça, Desportos, Associativismo, Segurança e Defesa Nacional, Medicina e Literatura, que orgulham Angola nos 45 anos da independência Nacional.

Confira a lista de 45 jovens angolanos para se inspirar nos 45 anos de independência:

Política

 Mfuca Muzemba.

Foi deputado e antigo líder da organização juvenil da UNITA, notabilizou-se em sua organização, é admirado e respeitado no seio da juventude ligada à Unita. É actualmente jurista.

 Milca Caquesse:

Jurista/ política/ activista para as questões do gênero

Micaela Webba

Michaela Erzsébet Neto Webba Kopumi é uma jurista e política angolana. Filiada à União Nacional para a Independência Total de Angola, é deputada de Angola pelo Círculo Eleitoral Nacional desde 28 de Setembro de 2017.

Luther Rescova

Sérgio Luther Rescova Joaquim nasceu no dia 16 de Maio de 1980, no município da Damba, província do Uíge.

Mestre em Ciências Jurídico-Políticas e licenciado em Direito pela Universidade Católica de Angola, foi Deputado da Assembleia Nacional, desde Setembro de 2017, inserido na Comissão de Assuntos Constitucionais e Jurídicos.

Exerceu também o cargo de secretário Nacional da JMPLA, organização juvenil do MPLA. Entre 2 de Janeiro de 2019 e 26 de Maio de 2020, exerceu o cargo de governador da Província de Luanda. Exercia o cargo de Governador da Província do Uíge desde 26 de Maio de 2020.

Governação

 Adão de Almeida

Nunca teve a política como prioridade, Adão Francisco Correia de Almeida é, na prática, oriundo de uma família envolvida no nacionalismo angolano. O seu falecido pai era irmão de Deolinda Rodrigues e, por conseguinte, de Roberto de Almeida, que após o falecimento do mesmo passou a prestar funções de guardião a ele (Adão) e a um irmão seu (Murtala). O Actual Chefe da casa Civil, Adão de Almeida, foi reconhecido como uma das 100 pessoas de origem africana, com menos de 40 anos, mais influentes do mundo. Seu percurso como acadêmico, como governante, deixa claro que é possível realizar o sonho angolano por meio dos estudos.

 Vera Daves

A primeira mulher a ocupar o cargo de ministra das Finanças em Angola. Vera Daves é descrita como “muito disciplinada, técnica bem preparada e competente”. No último congresso extraordinário do MPLA, passou a integrar o Bureau Político do partido no Poder. De seu nome completo, Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa, a nova ministra nasceu em Luanda e é licenciada em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN). Tem ainda várias formações na área de finanças, gestão e liderança.

Na sua experiência profissional contabiliza passagens, de Setembro de 2016 – Outubro de 2017, como presidente da Comissão de Mercado de Capitais. Antes, de 2014 – 2016, foi a administradora Executiva da Comissão de Mercado de Capitais.

 Adjany Costa

A bióloga Adjany Costa foi a mais nova Ministra na história de Angola. A bióloga e exploradora angolana, natural da província do Huambo, Adjany Costa, uma das vencedoras do prémio Jovens Campeões da Terra, concedido pelas Nações Unidas a ambientalistas, entre 18 e 30 anos, pelo empenho na protecção do ambiente e vencedora dos Globos de Ouro Angola, é Directora do projecto da National Geographic da Vida Selvagem do Okavango para Angola, trabalha há quatro anos com as populações locais, a comunidade dos Luchaze, na protecção deste ecossistema.

 Daniel Félix Neto

Com 39 anos de idade, Daniel Félix Neto é o 12º governador provincial da Lunda Sul e o mais jovem a dirigir uma província. É engenheiro Técnico no Curso de Mineração e Ambiente pela Universidade Dr. António Agostinho Neto, estudante de Engenharia Mineira, com licenciatura pela Universidade Lueji A´Nkonde.

Economia

 Sérgio Santos

Sérgio de Sousa Mendes Dos Santos, Ministro da Economia e Planeamento – Hernany Luís Pena, tem se destacado pela sua dinâmica, e na busca constante pela resolução e no melhoramento do ambiente de negócios. O mesmo tem Mestrado em Gestão de Empresas, Universidade de Navarra, IESE Business School, Campus de Barcelona.

 Yuri Quixina

O professor de Macroeconomia, Yuri Quixina, é daqueles jovens que inspiram qualquer profissional que começa a dar passos no sector. o mesmo defende que é extremamente urgente liberar Angola da asfixia burocrática, que resulta da interferência excessiva do governo, isto é, da hipertrofia da tutela regulamentar do Estado sobre a actividade económica e social. É igualmente urgente liberar a Administração Pública de uma série de vícios e hábitos arraigados, herdados do nosso passado.

*Cultura, Artes e Literatura

Yola Semedo

Yola Semedo é uma Cantora, Compositora, Produtora e arranjadora vocal angolana, nascida em 8 de maio de 1978, na província de Benguela, município de Lobito. A mãe grande da nova geração é a maior referência feminina da música moderna nacional, dona de vários hits ou sucessos, referência para outras cantoras de sucesso no activo, e é embaixadora de várias causas sociais como Luta contra o Sida, fome e educação.

Anselmo Ralph

Anselmo Ralph Andrade Cordeiro, mais conhecido pelo nome artístico Anselmo Ralph, é tido para os jovens adolescentes como o músico mais conhecido da era digital. É responsável pelos inúmeros sucessos nas rádios lusófonas. Suas composições são sucesso até no Brasil.

 Matias Damásio

Matias Damásio (Benguela, 9 de Maio de 1982) é um músico angolano. Antes de ser cantor, o mesmo era psicólogo, tendo tirado a sua licenciatura na faculdade de Luanda. O músico é autor de inúmeros sucessos cantados por ele e por outros artistas. Sua composição “Pais Novo” é considerado pela crítica como a música mais patriótica que o país possui depois do hino nacional

Rosa Soares

Nascida na província do Bié há 24 anos, cresceu em Luanda. Em 2011, decidiu criar o blog “Só Entre Nós Mulheres” para publicar os seus textos, voltados ao público feminino. Rosa escrevia sobre a vida académica, comportamento, relacionamentos e moda. Aos 17 anos, publicou o seu primeiro livro, a novela “Uma Versão Diferente da Vida”, que esgotou a primeira edição em menos de três meses. Em 2015, um dos seus poemas foi publicado no livro “Entre o Sono e o Sonho”, (Chiado Editora), antologia de poesia contemporânea portuguesa.

Fundou, em 2015, o projecto “PAPU- A literatura kuya”, para promover a consciência dos jovens angolanos sobre a importância da literatura. Em 2016, em parceria com a designer Inês Melina, publicou um livro de colorir para crianças.

Ottoniela Bezerra

Ottoniela Bezerra, angolana, licenciada em Direito, casada e mãe de uma menina. Escritora e apaixonada por filantropia. Autora de três livros, dentre os quais um infantil e dois e-books. É fundadora do projecto Oficina Literária, que visa incentivar a Literatura Infantil angolana. Impacta diariamente milhares de pessoas com os seus textos, sobretudo o público leitor feminino, que exalta o amor próprio. Actualmente conduz o projecto intercâmbio literário, que tem como objectivo promover experiências literárias entre escritores dos PALOP.

 Lady Mukeba

Nasceu em Luanda, no Kinaxixi, o terceiro de nove filhos, e habituou-se a olhar para a família como uma equipa de futebol, onde é visto como o capitão. Os seus irmãos recorrem a si para resolver os problemas da casa. É autor da obra “O Vendedor de Esperanças”, que assina com o pseudónimo literário O Velho Kipacaça.

Flávio Ferrão

Director da Companhia de teatro Henrique Artes há 14 anos, desde 2000, vencedor de dois prémios de teatro provincial em Luanda, em 2004 e 2010, e segundo classificado em 2005 e 2007, dois prémios de melhor encenação (2004 e 2005), prémios de melhores actores dirigidos por si (2005 e 2010), 2010 – melhor espectáculo no festival do Festeka e melhor actor, várias participações internacionais como actor (Elinga Teatro Kimpa Vita) e director entre Brasil, Cabo Verde, com destaque para Festlip no Rio de Janeiro por voto popular, com mais de 25 obras escritas

Sofia Buco

Sofia Felicidade Alberto Buco nasceu aos 25 de Abril de 1985, formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Independente de Angola (UNIA). Desde muito cedo que o gosto pela comunicação e as artes falou mais alto, e as actividades desportivas e culturais sempre foram as predilectas. Em 2019, sua produtora, “Buco’s Produções”, apresentou uma peça teatral que destaca a participação de Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Engrácia dos Santos, Teresa Afonso e Lucrécia Paim na luta de libertação nacional, com sucesso de crítica em Angola e em Cabo verde.

Kiluanji Kia Henda.

O artista angolano Kiluanji Kia Henda foi escolhido para a criação de um memorial da escravatura em Lisboa, que vai estar concluído no final do primeiro trimestre de 2021, com o tema “O projecto “Plantação – Prosperidade e Pesadelo”.

Andreia Gambôa

É uma jovem artista angolana, de 23 anos de idade, cuja fonte de inspiração é o complexo da mulher e suas fraquezas emocionais, como também o sentimento oculto que uma alma carrega. Começou a sua carreira em 2017, quando entrou para o projecto Muarte, um grupo só de mulheres pintoras. Hoje é tida como uma das mais promissoras artistas plásticas que o país tem.

* Empreendedorismo

 Erickson Mvezi (Tupuka) e Wilson Ganga (T Leva)

 Sarchel Necésio –  Fundador e CEO do Platina Line

Pedro Beirão – Co-fundador / CEO da APPY SAÚDE

Clésio Gomes e Clénio

Surgiram no mercado há três anos com uma nova forma de gerenciar talentos artististicos e desportivos do pais . Foram pioneiros no segmento de agenciamento de talentos desportivos tendo obtidos milhares de kwanzas em receitas , e ajudaram massificar o desporto muito carente de apoios , porem premiada como é o caso dos desportos ligado a luta. A particularidade da CLE SPORT alargar o seu leque de acção também às questões de inclusão social torna dele uma forte motriz de valorização do desportista, várias vezes sujeito a condições indesejáveis.

 Hamilton Macedo – Administrador na Nova Cambios Angola, SA, Administrador – co fundador da Real Transfer e Nova Câmbios, agora do aplicativo MOBI

Comunicação e Jornalismo

Cabingano Manuel

Aos 38 anos de idade, Cabingano Manuel, que traz no seu currículo o mestrado em Administração Pública, pós-graduação em Gestão Estratégica de Comunicação e também a pós-graduação em Jornalismo Investigativo, antes da sua nomeação, já foi sub-director de conteúdos institucionais do canal 2 e da TPA Internacional, director geral adjunto da TPA internacional e director de comunicação e marketing da TPA. Fruto do trabalho que tem desenvolvido na comunicação social, o jornalista Cabingano Manuel foi nomeado para o cargo de director de informação da TPA, em substituição de Luís Caetano, um dos mais novos a ocupar o cargo.

 Mara D’Alva

A jornalista Mara Dalva Delgado Van-Dúnem, uma das mais admiradas jornalistas, fruto da sua classe, capacidade de comunicar e forma peculiar de apresentar as notícias, quer pela rádio, quer pela televisão.

Gabriel Veloso

Vencedor dos Globos de Ouro Angola, como melhor repórter, e de outras premiações como jornalista, Gabriel veloso é conhecido por ser um repórter em cima do acontecimento, que noticia as cenas mais candentes do dia-a-dia da cidade capital.

Walter Cristovão

Walter Cristóvão, ex-director de informação da Rádio Ecclésia, é uma das grandes referências do jornalismo radiofónico, responsável por descobrir Gabriel Veloso e outros talentos de rádio. O mesmo, além da informação, já fez muito sucesso no entretenimento para o Jornalismo em Angola, que é, para si, uma via de educação, de sensibilização e também uma bandeja que serve interesses.

Mário Vaz

Mário vaz é tido como um dos jornalistas mais criativos e talentosos que o país tem. Começou o seu percurso na rádio Ecclésia, depois passou a ser apresentador do Janela Aberta, hoje é um dos apresentadores da bancada do telejornal.

Daniel Nascimento

Daniel Nascimento é licenciado em Comunicação Social. Tornou-se um dos rostos mais sonantes do canal privado de televisão, SIC, e agora do ZAP Viva, onde, com o seu Zap News, mudou a forma de fazer entretenimento no país. É actualmente um dos apresentadores de maior notoriedade pública.

* Moda

 Sharam Diniz

Sharam da Conceição Diniz é uma modelo e actriz angolana. Ela tem dupla nacionalidade e faz parte da nova geração de modelos de ascendência africana que tem encantado as passarelas portuguesas e internacionais. A modelo fez história ao se tornar a primeira modelo angolana a desfilar no mundialmente conhecido Victoria Secret Show.

 Soraya da Piedade

É uma das mais conceituadas e premiadas criadora de moda angolana. Soraya da Piedade é a estilista que mais lança coleções numa média de uma coleção a cada seis meses.

Blesnya Minher

É das mais conceituadas modelos do país. É conhecida depois dos sucessos em alta, Sharam, Maria Borges, como sendo a nova top model da actualidade. A Modelo, de 1,76m de altura, iniciou-se na moda internacional há três anos, mas já deixou a sua marca em Paris, NY, Londres, Milano, Roma, para marcas e revistas como Vogue, Bazar, Christian Dior, Valentino, Kenzo e Miu Miu.

 Maria Borges

É a maior top model de sempre que o país já viu nascer. Borges entrou no mundo da moda como concorrente no Elite Model Look Angola 2011, deu os seus primeiros passos na agência Step Model e foi, durante um ano, o rosto da empresa de cosméticos Pérola Negra. Foi considerada uma das dez modelos mais novas a ter em conta pela models.com. Venceu, em 2011, o Supermodel of the World Angola. Teve uma breve e bem sucedida passagem pela Moda Lisboa e pelo Portugal Fashion, e conquistou agências dos Estados Unidos em 2012, com a confirmação de 17 desfiles na sua primeira participação na NY Fashion Week. A Givenchy reparou nela e seguiu-se a contratação em exclusivo para aquela marca no decorrer da Paris Fashion Week.

A residir em Nova Iorque, Borges é das poucas angolanas a participar na Semana da Alta Costura de Paris, e em todas as semanas oficiais do circuito internacional de moda: Paris, Milão, Londres e Nova Iorque, onde, em Janeiro de 2013, foi classificada em 1°. lugar no ranking das modelos negras, com 18 desfiles confirmados. Borges foi uma da seis modelos negras seleccionadas para o último desfile da prestigiada marca Dior, que há vários anos não usava nenhuma manequim étnica nas suas apresentações.

Desfiles para Givenchy, Jean Paul Gaultier, Kenzo, Paco Rabanne, Tom Ford, Oscar de la Renta, Monique Lhuillier, Zac Posen e MaxMara, campanhas para a Tommy Hilfiger e Forever 21 nos EUA, e um editorial na Vogue Itália comprovam o estatuto de “Top Model Internacional” de Borges.

Actualmente, Maria Borges é mais conhecida por participar nos desfiles da Victoria’s Secret, onde desfilou em 2013, 2014, 2015 e em 2016, onde fez história por ser a primeira modelo negra a usar o seu cabelo natural, transformando-se na “única modelo angolana a desfilar por três vezes consecutivas no Victoria’s Secret Fashion Show”. Foi designada pela Forbes Africa Magazine’s como “Top model de 2013”

* Desportos

 Akwá

Akwá foi uma das pedras fundamentais do ataque dos Palancas Negras, a selecção nacional de futebol de Angola. Estreou-se a 8 de Janeiro de 1995, num amigável frente à selecção Moçambicana, lançado por Carlos Alhinho, quando contava apenas com 17 anos.

Na campanha das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo FIFA de 2006, foi o capitão e um dos principais responsáveis pela classificação histórica de seu país. Marcou o golo que deu a victória por 1 a 0 sobre Ruanda, na última ronda da competição e selou a classificação à Copa. É o jogador mais internacional de sempre da Seleção Angolana.

Mantorras

Pedro Manuel Torres (Huambo, 18 de Março de 1982), conhecido como Pedro Mantorras ou simplesmente Mantorras, é um ex-futebolista angolano e actual embaixador do Benfica. Mantorras jogou também no Progresso, Alverca e na Seleção Angolana. Durante o auge da sua carreira, teve uma lesão grave no joelho direito, o que fez com que tivesse algumas limitações ao nível de tempo em jogo. Esta lesão fez com que o jogador se retirarasse com 30 anos dos relvados.

 Carlos Morais

Carlos Edilson Alcântara Morais ou simplesmente Carlos Morais é um basquetebolista profissional angolano. É o maior nome da nova geração do basquetebol angolano.

Albertina Cassoma

Actualmente é tida como a craque ou grande estrela do handebol nacional. Ajudou a seleção a fazer história no mundial de andebol e Angola a conquistar vários títulos.

Helder Coelho “Vuty”

É, sem dúvida, um dos maiores nomes do desporto motorizado em Angola. O piloto ficou conhecido pelos diversos títulos em campeonato de Motocross.

Bruno Fernando

Bruno Fernando dispensa apresentações. É simplesmente o primeiro angolano na NBA, na história de Angola.

* Associativismo

 Euclides Castro

Activista e líder do Jango cultural no Huambo, Euclides de castro ficou conhecido quando, de forma muito respeitosa e apontando soluções, criticou as escolhas do então governador do Huambo, João Baptista Kussumua.

Walter Ferreira

Consultor jurídico e coordenador do Plataforma Juvenil para a Cidadania. Seu principal objectivo… ajudar o seu país com foco na juventude, ajudar os indefesos e ser feliz.

Danilo Castro . Danilo Castro, é um digital influencer e criador de conteúdos.  Nascido em Angola, também é empreendedor, DJ e Produtor.  Licenciado em Direito e integrante dos Hanormais. Uma dupla que tem cada vez mais conquistado o seu espaço e apelando a cidadania através do mundo digital.

 Crispiniano dos Santos

Crispiniano dos Santos é membro do Comité Central do MPLA e também primeiro secretário da JMPLA no Cunene.

Com a sua eleição para o cargo de primeiro secretário nacional da juventude do partido que suporta o Governo, o jovem, de 34 anos, passa a ser também membro do secretariado do Bureau Político do MPLA.

* Medicina

Nádia Camate

A médica angolana Nádia Canjala de Deus Camate é uma dos novos rostos da medicina do nosso pais. Ficou super conhecida mundialmente quando prestou assistência à uma passageira num voo da companhia americana American Airlines.

Como reconhecimento, a médica recebeu um email da companhia American Airlines, proveniente dos Estados Unidos da América, para onde se deslocara em férias.

A médica angolana recebeu, também, recentemente, um diploma de Imigrante de Sucesso, homenagem das autoridades brasileiras pelo seu contributo na assistência médica às comunidade daquele país, onde se deslocou em formação.

Formada pela Universidade Jean Piaget, Nádia Camate já teve passagem pela Rádio Ecclésia, com a função de locutora.

( Bonús) . Albano Eugénio – Médico Intensivista

É um dos médicos de um total de 45 profissionais de saúde que lutam diariamente e combatem a covid-19. Por ele têm passado vários doentes graves e críticos e com alguma felicidade, entretanto tem conseguido salvá-los.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments