- Publicidade -

More

    7 Maravilhas Naturais de Angola eleitas em 2013

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    19

    Cultura e Património Natural mais próximos dos angolanos com eleição pioneira em África

     Luanda, 22  de Junho de 2013 – A National 7 Wonders, empresa oficialmente licenciada pela fundação suíça New7Wonders, acaba de anunciar a eleição em 2013 das             7 Maravilhas Naturais de Angola®

    Untitled1

    Angola é o primeiro país africano a eleger as suas 7 Maravilhas, numa homenagem ao património natural e riqueza ambiental do país, através de uma escolha que está nas mãos dos angolanos.Este projecto pretende aproximar os angolanos da sua cultura e divulgar as suas riquezas naturais. Angola tem que se conhecer, para se poder proteger. Esta iniciativa vai apaixonar os angolanos, alertá-los para a necessidade de preservação da imensa natureza do país e fomentar o turismo interno e externo.

    A conferência de imprensa de lançamento do projecto teve lugar no dia 19 de Junho, às 9horas, no restaurante Cais de Qu4tro. Contou com a presença de Luís Segadães,     Presidente da National 7 Wonders e de Patrícia Pacheco, apresentadora de televisão e porta-voz da iniciativa.

    “É com orgulho que abraçamos este projecto, estando Angola na linha da frente das preocupações ambientais. Esta é uma viagem que fazemos com a certeza de estar a   contribuir para o desenvolvimento ambiental, económico e turístico de Angola. Esta organização tem a experiência e o know how, mas mais importante que isso: somos   apaixonados por Angola e queremos conhecê-la de mãos dadas com os angolanos”, explica Patrícia Pacheco, porta-voz das 7 Maravilhas Naturais de Angola®.

    Com a eleição das Novas 7 Maravilhas do Mundo e das Novas 7 Maravilhas da Natureza, a Humanidade criou o que, segundo Luís Segadães, é chamado de “Legado Global, 7 coisas que todas as pessoas podem recordar. A maioria das pessoas, em média, só    consegue recordar 7 coisas. O 7 é um número mágico”. As 7 Maravilhas eleitas ficam na memória global das pessoas desse país, de todo o mundo e contribuem para uma base de dados de informação no futuro.

    “A preservação através da divulgação, em que são eleitos 7 ícones de um país através do voto do seu povo, é um exercício de democracia único e irrepetível. Após termos realizado as eleições a nível mundial, replicar o conceito localmente, em vários países, é o caminho para dar continuidade à nossa missão de “Legado Global”, explica Luís Segadães,  Presidente da National 7 Wonders.

     As 7 Maravilhas Naturais de Angola® pretendem promover a qualidade ambiental do pais, a existência de locais de rara beleza, património natural único e de dimensão inigualável.

    Esta iniciativa tem como objectivo promover a cultura angolana, a riqueza ambiental, a biodiversidade e lança as bases para o desenvolvimento turístico do país. De Cabinda ao Cunene, do Litoral ao Leste, esta viagem vai reforçar a unicidade e singularidade da cultura angolana.

    Serão consideradas Maravilhas Naturais de Angola, os “monumentos naturais” em território nacional que contenham um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais.

    As 7 Maravilhas Naturais de Angola® vão estar associadas às 18 Províncias, com a   obrigatoriedade de representação de uma candidata por cada uma delas. Vão ser eleitas 7 Maravilhas, entre o total das 27 finalistas, não sendo obrigatório eleger uma candidata por categoria.

     As candidatas são organizadas nas seguintes 7 categorias, que representam a diversidade paisagística de Angola: Grandes Relevos, Praias, Falésias, Quedas de Água, Rios e Lagoas, Grutas e Cavernas e Áreas Protegidas.

    Nesta lista de 27 Maravilhas finalistas está presente, no mínimo, um finalista de cada uma das dezoito Províncias angolanas. Desta forma, a National 7 Wonders assegura a     representatividade geográfica do país.

    As vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos e não serão eleitas mais do que duas Maravilhas por Província.  A votação pública começa com a revelação das 27 finalistas. As 7 vencedoras são reveladas até ao final de 2013, em data e local a divulgar oportunamente.

    Sobre a Fundação New7Wonders

    Com sede no Museu Le Corbusier em Zurique, na Suíça, a Fundação New7Wonders foi fundada em 2001 pelo filántropo suíço Bernard Weber para eleger as Novas 7 Maravilhas do Mundo (New7Wonders of the World), 2200 anos após a primeira eleição, e à escala planetária.

    Em conjunto com a UNESCO, na pessoa do seu ex-Director Geral, o Prof. Dr. Federico Mayor, a Fundação New7Wonders reuniu um painel científico constituído por 7         especialistas para selecionar 21 monumentos finalistas classificados pela UNESCO como património da humanidade anteriores ao Século XXI, de uma lista prévia de 77       monumentos de todo o mundo.

    Por detrás desta eleição estavam dois objectivos de nobreza indiscutível: a celebração, através da votação, do legado que a todos pertence e, em segundo lugar, a aplicação de metade dos fundos gerados por esta iniciativa na reconstrução do Buda gigante de Bamiyan, no Afeganistão.

    Para a Fundação New7Wonders o nosso Património é o nosso Futuro e por isso inspira e sensibiliza a população em geral para a necessidade de preservar o legado que deixamos às futuras gerações, através de projectos baseados na votação popular.

     

    Sobre a National 7 Wonders

    A National 7 Wonders foi criada para implementar e organizar em vários países eleições 7 Maravilhas reconhecidas pela Fundação New7Wonders. Apenas são consideradas   fidedignas e reconhecidas internacionalmente as eleições certificadas pela fundação suíça.

    Dos mesmos organizadores e promotores de cinco eleições de sucesso em Portugal e de duas eleições a nível mundial, a National 7 Wonders é responsável pela organização das 7 Maravilhas Naturais de Angola. Em 2013 serão eleitas as 7 Maravilhas Naturais de Angola® – o primeiro pais africano a eleger as suas maravilhas da natureza, o que nos coloca na linha da frente em termos de preservação ambiental e de sustentabilidade.

    Serão consideradas Maravilhas Naturais de Angola, os “monumentos naturais” em território nacional que contenham um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais.

    Serão votadas as mais belas paisagens de Angola, incluindo os grandes relevos, as praias, falésias, grutas, rios, lagoas, quedas de água, e áreas protegidas.

    As 7 Maravilhas Naturais de Angola® vão estar associadas às 18 Províncias, com a obrigatoriedade de representação de uma candidata por cada uma delas. Vão ser eleitas 7 Maravilhas, entre o total das 27 finalistas, não sendo obrigatório eleger uma candidata por categoria.  As candidatas são organizadas nas seguintes 7 categorias, que representam a diversidade paisagística de Angola:

    1. GRANDES RELEVOS

    Montanhas, serras, morros, vales, formações rochosas, paisagens naturais pré-históricas, paisagens geológicas.

    Entenda-se por Montanhas, um acidente geográfico com imponência e altitude superior a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação.

    Por Serras, terrenos acidentados com fortes desníveis, frequentemente aplicados a escarpas assimétricas, possuindo uma vertente abrupta e outra menos inclinada.

    Por Vales, acidente geográfico de baixa altitude cercado por áreas mais altas, como montanhas ou colinas.  Por Formações rochosas, afloramentos rochosos isolados geralmente resultado da erosão natural da pedra existente.  Por Paisagens Naturais Pré-históricas, áreas naturais onde existem registos da evolução humana no período pré-histórico. Por paisagens geológicas, extensão de território em que é possível detetar visualmente os vários tipos de rochas que condicionam a morfologia dos terrenos.

     

    2. PRAIAS

    Por Praias entenda-se formações geológicas constituídas por partículas soltas de rocha, tais como areia, cascalho, ou calhaus ao longo da margem de um corpo de água.  

    3. FALÉSIAS

    Por falésias entenda-se uma forma geográfica, geralmente constituídas de camadas sedimentares ou vulcano-sedimentares, caracterizadas por um abrupto encontro (escarpas) da terra com o mar ou com a terra.

    4. QUEDAS DE ÁGUA

    As quedas de água, cachoeiras, cascatas ou cataratas são formações geomorfológicas nas quais os cursos de água correm por cima de uma rocha de composição resistente à erosão, formando uma súbita quebra na vertical.

     

    5. RIOS E LAGOAS

    Zonas Aquáticas não marinhas que são todos os habitats que apresentam abundante presença de água doce ou salobra.
 Podem ser lagos, lagoas, rios, riachos, afluentes, pântanos, albufeiras, etc.

     

    6. GRUTAS E CAVERNAS

    Por Grutas e Cavernas entenda-se toda a cavidade rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos.

     

    7. ÁREAS PROTEGIDAS

    Área com ecossistemas pouco alterados pelo homem, amostras de regiões naturais características, paisagens naturais ou humanizadas, locais geomorfológicos ou habitats de espécies com interesse ecológico, científico e educacional que apresentam um estatuto de protecção segundo a lei angolana.

     

    Nesta lista de 27 Maravilhas finalistas está presente, no mínimo, um finalista de cada uma das dezoito Províncias angolanas. Desta forma, a National 7 Wonders assegura a representatividade geográfica do país.

     

    As vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos e não serão eleitas mais do que duas Maravilhas por Província.

    40 Mister Angola, carlos Nascimento 

    33

    Jomo Fortunato

    19ev

    Patricia pacheco e responsável do evento 

    06

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Cabo Snoop deixa carta aberta para os angolanos: “Podemos transformar Angola na nossa Europa”

    Por: Vanilson Gourgel Após vivenciar a realidade europeia por algum tempo, o cantor angolano e empresário Cabo Snoop surpreendeu, nesta segunda-feira (9), ao recorrer às...

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto