O Conselho Nacional da Juventude e o BAI (Banco Angolano de Investimento) vão assinar um protocolo de facilitação de crédito e formação em empreendedorismo para a juventude, segundo o PCE da instituição bancária, que falava num encontro que manteve com Isaías Kalunga.
O acordo entre o CNJ e o BAI, que deve ser celebrado até 21 de Novembro deste ano, visa alargar soluções de crédito para os jovens assegurando que desta forma se cumpra com o objectivo de maior emprego por via do empreendedorismo.
Em entrevista à imprensa, o Presidente do Conselho Executivo do BAI, Luís Lélis, realçou que para além de soluções de crédito também irão identificar oportunidades de parcerias para bolsas de estudos para os jovens.
“Bolsas de estudos muito viradas para programas de empreendedorismo. Ficou conversado de que iríamos ver como podemos apoiar em acções específicas de formação. Para se tornar empreendedor não pode ser por decreto tem que ser por experiência e formação e por vezes os nossos jovens não têm esta formação”, afirmou.
Já o presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Isaías Kalunga, referiu que além de terem sinal positivo por parte do BAI, receberam igualmente a indicação de caminho para outros projectos.
“Nós encontramos a possibilidade de os produtos que o banco tem, para vários jovens poderem, em particular do interior do país, verem a possibilidade de encontrar o seu primeiro emprego”, concluiu.