Por: Helder Lourenço
Angola emerge como um dos candidatos fortes para receber o Campeonato Mundial de MMA em 2026 e destaca-se pelo seu posicionamento no Ranking Africano e Mundial, ocupando a quarta e primeira posição, respectivamente.
Em entrevista ao PLATINALINE, o presidente da Federação Angolana de MMA, Armando Diogo “Scott”, confirmou a informação e ressaltou que, desde a véspera do Campeonato Africano em Setembro de 2023, os representantes da Federação Internacional de Artes Marciais Mistas (IMMAF) ficaram impressionados com as condições apresentadas para Angola sediar o maior evento mundial, com especial destaque para o Pavilhão Multiusos do Kilamba.
“A IMMAF ficou muito satisfeita com as condições encontradas aqui em Angola, principalmente na Arena do Kilamba, tanto é que a UFC fez um top 5 dos países que possuem condições para realizar um campeonato, tanto da UFC como um campeonato do Mundo. E Angola faz parte deste top 5 a nível do continente africano e fomos convidados a enviar uma proposta para a realização do Campeonato do Mundo 2026, pela IMMAF”, contou.
O responsável do órgão que rege as Artes Marciais no país revelou ainda que já deu a conhecer ao Ministério da Juventude e Desportos, por meio do Director Nacional do Desporto, Nicolau Daniel, e do Ministro Rui Falcão. E este mês, a comitiva angolana segue viagem para a Sérvia, onde irá participar no sorteio, e mostrou-se confiante de que Angola poderá ser o palco da prova mundial das Artes Marciais em 2026.
“Tenho a certeza de que Angola possui todos os requisitos para a realização deste Campeonato do Mundo, e um dos pontos fundamentais é a realização de um Campeonato Continental, ser campeão da mesma, e isso nós já temos. Ter a participação activa nos campeonatos do Mundo, e Angola é a 4.ª melhor selecção do mundo e a melhor selecção africana. Então, nós temos meio caminho andado para a realização deste campeonato do Mundo”, concluiu.
Angola poderá superar a concorrência do Brasil e dos Estados Unidos da América no sorteio que será realizado neste mês, em Belgrado, Sérvia.