A estudante Marta Nascimento, grávida de cinco meses, denunciou, através de um vídeo tornado público nas redes sociais, um episódio em que afirma ter sido humilhada. Durante um dia de prova, foi impedida pelo professor António Ventura, decano da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Lusíada de Angola, de sair da sala para ir à casa de banho, acabando por urinar num cesto do lixo dentro da sala de aula.
O incidente ocorreu no passado dia 6, quando o docente se encontrava a supervisionar a realização da prova. Apesar dos pedidos insistentes da estudante e de outros colegas, o professor recusou a sua saída, alegadamente ameaçando anular o exame de toda a turma.
“Estou grávida de cinco meses e o professor António Ventura não me deixou ir ao WC. Os colegas todos presenciaram. Acabei por fazer xixi num cesto do lixo, dentro da sala, com a turma cheia. Fiz isso porque não estava a aguentar e ele estava a ameaçar anular a prova de todos, então preferi fazer xixi na turma com a turma cheia”, lamentou.
O Platinaline entrou em contacto com a Direcção dos Assuntos Académicos da universidade, que informou ter levado o caso muito a sério assim que teve conhecimento da situação. Foi aconselhada à estudante a apresentação de uma carta dirigida à Reitoria, que instaurou de imediato um inquérito, ainda em curso, envolvendo todos os intervenientes, para posteriormente tomar uma decisão.
Por: Makiesse Macondo









