A jovem angolana Carmen Mateia, empreendedora e activista social, foi nomeada para o prestigiado EMY Africa Awards 2025, na categoria “Prémio Jovem Agente de Mudança”, que reconhece jovens africanos cujo impacto social está a transformar vidas e comunidades. A cerimónia marca a 10.ª edição do evento, que celebra a excelência africana.
Fundadora da plataforma “Na Fila do Pão – A Primeira Fila”, Carmen tem sido uma força motriz na criação de oportunidades para jovens, promovendo o acesso ao mercado de trabalho e à liderança, principalmente em Angola.
Reconhecida entre os 50 profissionais de carreira mais influentes de África em 2022, Carmen tem impactado milhares de jovens através de formações e mentorias, colaborando com instituições de referência como a ONU, a União Africana, o LinkedIn e outras. A sua nomeação representa não apenas uma honra pessoal, mas também um marco importante para o reconhecimento do potencial transformador da juventude angolana.
Na categoria “Prémio Jovem Agente de Mudança” dos EMY Africa Awards 2025, Carmen Mateia concorre com jovens de destaque de países como Gana, Marrocos, Nigéria, África do Sul, Uganda, Camarões, Ruanda, Zâmbia e República Democrática do Congo. A votação decorre até 10 de novembro de 2025, no site oficial do EMY Africa Awards: https://emyafrica.com/emy25-youth-change-maker/.
O EMY Africa Awards (Exemplary Men of the Year Africa Awards) é uma premiação anual criada no Gana, que celebra e reconhece jovens africanos de excelência em diversas áreas, incluindo liderança, negócios, artes, ciência, empreendedorismo, desporto e impacto social.
Por: Makiesse Macondo










