O auditório Portela, na Embaixada de Portugal em Angola, foi palco, na terça-feira, 4 de novembro, de uma cerimónia elegante em que o Embaixador Francisco Alegre Duarte procedeu à entrega de 5.000 euros à startup angolana AgriCargas. O valor corresponde à componente monetária do Prémio Diplomata Económico do Ano, distinção recebida pelo diplomata em maio de 2025 pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em reconhecimento ao seu papel no fortalecimento das relações económicas entre Portugal e Angola.
Francisco Alegre Duarte, que venceu o Prémio Diplomata Económico do Ano em maio de 2025, foi distinguido pela CCIP pelo seu trabalho de apoio ao comércio e à relação económica entre os dois países. A AgriCargas, atuando no sector de tecnologia para facilitar o escoamento agrícola, foi escolhida pelo embaixador devido à sua visão transformadora do sector e à parceria estratégica com a empresa portuguesa Agri Marketplace.
Durante o evento, realizou-se uma mesa de conversa que reuniu o embaixador, representantes da AgriCargas e da Agri Marketplace, num diálogo descontraído sobre a atuação das empresas no mercado e os fatores que motivaram a escolha da startup. A cerimónia incluiu ainda a exibição de um vídeo do presidente da CCIP, que felicitou o embaixador e parabenizou a AgriCargas, encerrando-se com um coffee break e entrevistas aos meios de comunicação presentes.
Por: Helmer Sanzule









