O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, liderou, na manhã de hoje, no Complexo Protocolar da Presidência da República, a cerimónia de homenagem ao antigo Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, falecido na passada quinta-feira e sepultado hoje no Cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda. O Chefe de Estado esteve acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço.
Durante o acto solene, João Lourenço inclinou-se em sinal de respeito perante a urna contendo os restos mortais do nacionalista, depositou uma coroa de flores e apresentou condolências aos familiares, num gesto de reconhecimento pelo percurso político e institucional de Nandó.
O Presidente da República deixou igualmente uma mensagem no livro de condolências, na qual destacou Fernando da Piedade Dias dos Santos como uma figura de relevo do nacionalismo angolano e da vida política nacional, sublinhando o seu contributo enquanto Ministro do Interior, Primeiro-Ministro, Vice-Presidente da República e Presidente da Assembleia Nacional, bem como o seu carisma, sentido de justiça e capacidade de diálogo.
Angola observa hoje, 22 de Dezembro de 2025, um dia de luto nacional, decretado pelo Presidente da República, em reconhecimento da relevância histórica, institucional e do elevado contributo prestado por Fernando da Piedade Dias dos Santos ao Estado angolano ao longo da sua vida pública.












