A militante Graciete Dombolo retirou oficialmente a sua candidatura ao cargo de secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), decisão que foi posteriormente confirmada pelo porta-voz do Departamento de Informação e Propaganda (DIP) do MPLA, Esteves Hilário, que sublinhou o carácter voluntário da opção.
Segundo informações avançadas, a decisão de Graciete Dombolo foi comunicada às estruturas competentes do partido, no quadro do processo preparatório do 8.º Congresso Ordinário da OMA. Com esta retirada, Emília Carlota Sebastião Celestino Dias passa a perfilar-se como candidata única ao cargo de secretária-geral, sucedendo a Joana Tomás.
Ao reagir ao assunto, Esteves Hilário reforçou que a decisão foi tomada de forma livre e consciente, afastando qualquer leitura de imposição ou pressão política. O porta-voz do DIP/MPLA destacou ainda que o processo decorre dentro da normalidade democrática interna da organização.
O 8.º Congresso Ordinário da OMA, que decorre sob o lema “Mulher Angolana: Unidade para Transformar os Desafios em Conquistas”, está agendado para os dias 28 de Fevereiro e 1 de Março, e contará com a participação de cerca de 2.500 delegadas, provenientes de todas as províncias do país e das estruturas no exterior.




