Morreu, na República da Namíbia, vítima de doença, o antigo futebolista e treinador Jorge Pinto Leite, figura marcante do futebol angolano e pai da Miss Angola 2002, Giovana Pinto Leite.
Com um percurso profundamente ligado ao desporto nacional, Jorge Pinto Leite destacou-se, enquanto jogador, como guarda-redes do Nacional de Benguela e do Desportivo (Sporting) de Benguela, clubes onde deixou uma marca de profissionalismo e dedicação.
Após o término da carreira como atleta, abraçou a função de treinador, tendo passado por várias agremiações de referência, entre as quais o Nacional de Benguela, Académica do Lobito, Desportivo de Benguela, 1.º de Maio de Benguela, 17 de Maio e o Wiliete de Benguela, contribuindo de forma significativa para a formação de atletas e para o crescimento do futebol nas províncias.
Para além do trabalho nos relvados, Jorge Pinto Leite afirmou-se como um dos mais respeitados comentadores desportivos do país, sendo reconhecido pela sua análise lúcida, pedagógica e apaixonada sobre o futebol angolano.
Jorge Pinto Leite faleceu aos 70 anos, encontrando-se prestes a completar 71 anos no próximo dia 19 de Fevereiro. A sua partida deixa um profundo vazio no seio da família, dos amigos, da comunidade desportiva e de todos aqueles que com ele privaram enquanto amigo, conselheiro e referência humana.
À família enlutada, em especial à sua filha Giovana Pinto Leite, a sociedade angolana endereça sentidas condolências.
Paz à sua alma.




