A maior e mais desafiante cobertura desportiva do Mundial de futebol passa na TV Globo. No ‘Jornal Nacional’, Patrícia Poeta acompanha a Selecção Brasileira de onde ela estiver, sempre na companhia de Galvão Bueno. A primeira paragem de Patrícia e Galvão será em Goiânia, palco do primeiro amigável da Seleção Brasileira contra o Panamá.
E nestas quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de Junho , o ‘Jornal Nacional’ exibe uma reportagem especial ‘Histórias de Campeões’. Patrícia Poeta faz um passeio por personagens e curiosidades dos bastidores das cinco Copas do Mundo em que o Brasil se consagrou campeão mundial. Entre os entrevistados, está o ex-jogador Bebeto que conversa com a jornalista ao lado do filho Mattheus, hoje com 20 anos, que foi homenageado pelo pai ao nascer no Mundial de 94 com as famosas comemorações de golo embalando um bebé.
No domingo, dia 8 de junho, Glenda Kozlowski e Ivan Moré fazem o ‘Esporte Espetacular’ em directo de Granja Comary (Teresópolis, Rio de Janeiro), para revelar como foi a primeira semana da Seleção Brasileira de Luiz Felipe Scolari na concentração e a preparação da equipa para o grande evento.
A Grande Cobertura em Números:
Para fazer a cobertura do Mundial, a TV Globo, no Brasil, está a mobilizar toda a sua rede – 5 emissoras e 117 afiliadas – para garantir que todas as selecções sejam muito bem cobertas nas 12 cidades-sede que vão receber o Mundial e nos 32 centros de treino das equipas. São 1.496 profissionais credenciados, mais de 26.000 diárias de hotel e de 4.050 bilhetes de avião para as equipas. As equipas estarão distribuídas pelo país, numa operação que envolve cerca de 2.500 profissionais. A Seleção Brasileira será o principal foco, com oito equipas de reportagem seguindo cada passo das grandes estrelas, 24 horas por dia.
A cobertura Mundial num país continental como o Brasil representa um grande desafio logístico para os profissionais da TV Globo. Serão mais de 143 mil quilómetros de voo percorridos, passando pelas 12 cidades-sede, para levar ao público todas as informações dos jogos.
Na equipa de 80 repórteres que vão trabalhar na cobertura, cinco acompanharão os passos da Seleção Brasileira. Uma redação com 40 postos de trabalho está montada na Granja Comary, casa da Seleção Brasileira