Ninguém imaginou esta chave para os quartos-de-final do EURO2020. O torneio de futebol continental da Europa tem sido uma grande festa, um verdadeiro hino ao futebol e a demonstrar porque é que o futebol é considerado o desporto rei.
Para estes quartos-de-final, a acção começa na sexta-feira à noite, com a Suíça a defrontar a Espanha em São Petersburgo. A Espanha se tornou a força ascendente do torneio depois de marcar 10 golos nas suas duas últimas partidas, já os suíços estão frescos e renascidos depois da convincente exibição sobre a campeã mundial, a França, nos oitavos-de-final.
“Acreditamos sempre. Mesmo antes do jogo, dissemos que não importa o que aconteça no jogo, não importa se estamos para baixo ou se as coisas estão indo bem; jogamos até ao fim, nunca desistimos”, disse o guarda-redes suíço Yann Sommer. “É sempre ‘tudo é possível’. Acreditamos. Dissemos antes do jogo que somos um país pequeno, mas temos muita qualidade e muita experiência e mostramos isso [frente à França]“.
A segunda partida na noite de sexta-feira é um confronto de pesos pesados entre a Bélgica e a Itália, em Munique, eventualmente, dois dos principais candidatos ao título. Os Red Devils procuram justificar a sua classificação de número um do mundo, mas infelizmente terão de jogar sem os homens-chave Eden Hazard e Kevin De Bruyne, enquanto os Azzurri voltarão a depender da sua força em profundidade.
“Acho que merecemos passar. Somos um grupo de 26 jogadores e todos estamos ansiosos para ajudar a equipa a vencer os jogos. Foi isso que fez a diferença [na vitória por 2 a 1 sobre a Áustria na rodada anterior]”, disse Federico Chiesa, cuja actuação enquanto suplente pode convencer o técnico Roberto Mancini a colocá-lo como titular.
O jogo de sábado é o encontro dos dois conjuntos surpresa do torneio, com a República Checa a enfrentar a Dinamarca em Baku. Os Checos estão a voar alto, depois da surpreendente vitória sobre a Holanda, mas os dinamarqueses continuam a aproveitar a onda emocional que os impulsionou após o colapso de Christian Eriksen, no início do torneio.
“É difícil acreditar que isso seja realidade. Admiro os rapazes e o facto de podermos continuar a lutar. Não importa quem joga, eles jogam muito bem. Os rapazes têm sido verdadeiros guerreiros”, disse o técnico da Dinamarca, Kasper Hjulmand.
Os quartos-de-final encerram na noite de sábado com o encontro entre a Ucrânia e a Inglaterra, em Roma. Os Três Leões estão em êxtase após uma vitória histórica por 2 a 0 sobre a Alemanha nos oitavos-de-final, mas a vitória da Ucrânia no prolongamento sobre a Suécia mostra que eles são adversários perigosos.
O técnico da Inglaterra, Gareth Southgate, alertou contra subestimar os europeus do leste: “É um momento perigoso [com] a sensação em todo o país de que só precisamos aparecer para ganhar a competição“, explicou. “Sabemos que será um desafio imenso a partir de agora.”
O EURO2020 e os seus quartos-de-final terão um tratamento de luxo na DStv, com a narração de qualidade da SuperSport e a informação sobre todos os detalhes que vão nortear as partidas.
Será um fim-de-semana de glorias e conquistas e espera-se, se a tendência se mantiver, que tenhamos grandes jogos de futebol, para animar os fãs da bola e subscritores da DStv.
Para mais informações sobre o EURO2020 e o desporto na DStv, visite: www.dstvafrica.com/pt
Detalhes da transmissão da partida
Sexta-feira 2 de julho
17:00: Suíça x Espanha – SuperSport Maximo 2
20:00: Bélgica x Itália – SuperSport Maximo 2, SuperSport Maximo 360
Sábado 3 de julho
17:00: República Checa x Dinamarca – SuperSport Maximo 2, SuperSport Maximo 360
20:00: Ucrânia x Inglaterra – SuperSport Maximo 2