Inicio Especiais Actualidade Administração municipal do Cazenga presta homenagem ao músico Kituxi

Administração municipal do Cazenga presta homenagem ao músico Kituxi

A Administração Municipal do Cazenga homenageou neste sábado, o célebre músico “Mestre Kituxi” responsável do emblemático grupo Kituxi e os Seus Acompanhantes, fundado aos 23 de Maio de 1980.

O acto que teve lugar numa sala anexa ao Marco Histórico do Cazenga, e contou com a presença de várias personalidades, com destaque a Manuel Sebastião, antigo dirigente cultural, que prestou o seu depoimento a favor dos feitos do seu amigo Kituxi, aconteceu na sequência do programa de reconhecimento às várias individualidades e colectividades do Município (filhos do Cazenga), que se notabilizaram nos vários domínios da vida política e social, homenageadas por ocasião do aniversário do Município, assinalado no pretérito dia 9 do corrente.

Miguel Francisco do Santos Rodolfo (Mestre Kituxi), nascido aos 4 de Junho de 1940, manifestou-se emocionado e quase sem palavras disse: “Na minha idade, já não olho pra dimensão de um acto de homenagem, só agradeço o privilégio de me permitirem assistir o reconhecimento do meu trabalho enquanto vivo, porque depois de morto a mim não vale mais nada! Obrigado Adimistrador Tomás Bica!”, disse, o maior impulsionador da música tradicional Angola.

Por sua vez, o promotor dos actos de homenagem dos distintos filhos do Cazenga, adiministrador Tomás Bica Mumbundo, reiterou que um dos objectivos da iniciativa é promover o nome do município através dos seus recursos humanos, ao mesmo tempo eliminar a ideia de que no Cazenga não tem nada de bom.

Tomás Bica disse, ainda, que vai trabalhar para que num futuro próximo, seja possível ter no Cazenga uma casa de Cultura com o nome Mestre Kituxi. Na mesma cerimónia foram homenageados o produtor musical Luís Chagas, o promotor cultural Mawete Júnior, e a titulo póstumo o músico Urbano de Castro.

Os actos de homenagem aos “Filhos do Cazenga” destacados em vários domínios, fazem parte do programa das Festas Populares do Cazenga.

Noticia realacionada

Leia tambem