Por: Nelma Inglês
A lista de concorrentes do concurso Top dos Mais Queridos deste ano conta com uma novidade, que é a presença do malogrado Bangão, a concorrer na categoria de Melhor Semba com o tema “Calumba Seleta”, algo nunca visto antes no concurso.
“É um reconhecimento mais do que merecido, porque Bangão já não faz parte do mundo dos vivos, mas continua a ser um ícone da música angolana” disse Tio Perigo, agente de Bangão, em entrevista ao nosso portal, acrescentando que a organização do concurso não está a fazer favor algum ao músico, pois o artista merece devido ao legado que deixou. “São muitos os trabalhos inéditos deixados por Bangão que vão ser apresentados aos amantes da sua música provavelmente ainda este ano” acresentou Tio Perigo.
“Antes de falecer, o homem do “Cuidado” permitiu que o jovem Bangãozinho fosse o seu intérprete porque viu nele alguma semelhança e dom e, em função do talento que tem, Bangãozinho vai interpretar todas as letras deixadas pelo seu ídolo e esperamos que os prémios que Bangão receber sirva para ajudar a sua família, porque eles, mais do que ninguém, merecem”, concluiu o agente.
A gala do Top dos Mais Queridos está marcada para 7 de Outubro, na cidade de Ndalatando, província do Kwanza Norte.
Bernardo Jorge Bangão, ou simplesmente, Bangão, nasceu aos 27 de Setembro de 1962, no Bairro Brás, actual Distrito Urbano do Sambizanga, em Luanda, onde iniciou a carreira musical. Bangão já participou em espectáculos realizados em Portugal, Argentina, Namíbia e Brasil, onde dividiu o palco com o cantor Brasileiro Gilberto Gil. Em 1996, o cantor venceu o prémio Liceu Vieira Dias, com o tema “Kibuikila”, que, em português significa “peste”, acompanhado pela Banda Movimento. Em plena ascensão da carreira, Bangão é convidado, em 1999, a fazer parte da Banda Movimento, sempre como vocalista. Já em 2005, o cantor venceu o Top dos Mais Queridos, concurso esse em que foi nomeado neste ano, uma iniciativa da Rádio Nacional de Angola (RNA).