Por António Hungulo Tonni
Vencer na vida é algo que todos almejam, os caminhos para se atingir o sucesso é repleto de espinho, pedras, contra tempos e outras vicissitudes que só um indivíduo determinado consegue transpor essas barreiras.
Zacarias Capoco, podemos dizer que é um dos jovens que pode dar-se por feliz ao derrotar ” todas as barreiras que lhe foi imposto enquanto bate chapa de profissão nas ruelas do Lobito.
Como ajudante de bate chapa aprendeu a ganhar a vida de forma honesta, foi um dos mais destacados profissionais que com sol e frio não poupava esforço em fazer o que mestre pedia, mesmo em condições inapropriadas para exercer a profissão.
Deu vida ao seu sonho, num salto de camaleão entrou nos quadros da Administração Municipal do Lobito sobrevivendo com um salário “magro”, que não satisfazia as suas necessidades.
Não parou por aí, inspirou-se em Martim Luther King, disse que tinha um sonho e queria realiza-lo enquanto ainda respira o ar da terra dos flamingos. A ousadia levou-lhe a ganhar um espaço na Radio Mais, tornou-se conhecido no seio das comunidades e da juventude.
Foi um dos repórteres que viveu de perto as calamidades das chuvas de Março no Lobito, foi um dos reportes que trouxe à tona vários casos que retratam os problemas das nossas comunidades.
O Zacarias Capoco é aquele repórter que fareja a notícia lá onde ela está, é um tipo de repórter do estilo ” Miudisa”, são bons em procurar a notícia nos lugares mais distantes…
Decidiu alargar o seu horizonte criando a “Zacangola” uma empresa que tem também o seu lado social, aliás foi por intermédio da Zacangola que o nosso jovem repórter conseguiu empregar um cidadão angolano pai de trigêmeos, que passava imensas dificuldades.
Com esse gesto tornou-se o centro das atenções no capítulo da solidariedade, sendo que muita gente recorre ao Zacarias Capoco para buscar soluções de algumas dificuldades que encontram na vida, ele é uma espécie de missionário que vive ajudando quem mais precisa.
Enquanto repórter vivenciou grande parte dos acontecimentos que Angola registou recentemente, foi o repórter destacado a quando da inauguração da estação principal do CFB no Lobito, pelo Presidente José Eduardo dos Santos. Foi ele também destacado para acompanhar a campanha de João Lourenço actual Presidente da República, nas províncias do Kwanza Sul e Benguela.
Aos sábados no seu programa “Etu Lene ” com música diversificada procura lavar boa disposição aos ouvintes e trazer para abordagem vários temas de interesse social. Este é o Man Zacas, o Preto Casticio, o jovem que acreditou que é possível mudar o percurso da história com Deus e muito trabalho.