A experiente e capitã da seleção nacional de Andebol de Angola, Albertina Kassoma, concedeu uma entrevista ao Platinaline, na qual abordou diversos aspectos de sua carreira profissional e vida pessoal, além de realizar uma análise crítica sobre o estado atual do Andebol em Angola. Segundo ela, a situação do desporto tem piorado a cada ano.
O tema surgiu quando foi questionada sobre sua visão sobre o Andebol em Angola e o que poderia ser feito para melhorar a situação. Albertina afirmou:
“O Andebol em Angola, eu acho que a cada ano que passa vem decaindo. O nível competitivo piora, infelizmente, porque a cada ano uma equipa desiste por falta de recursos financeiros, pois não conseguem pagar as atletas, os treinadores, e isso é muito triste”, destacou a capitã.
Na entrevista, ela também mencionou a falta de investimento no Andebol e a baixa competitividade do campeonato nacional. A jogadora acredita que o governo, por meio do Ministério da Juventude e Desporto, poderia fazer mais para apoiar o desporto, nomeadamente através do investimento em boas infraestruturas, como quadras adequadas para a prática do Andebol.
Albertina Kassoma, que foi 𝙼𝚅𝙿 𝙲𝚊𝚗 𝟸𝟶𝟷𝟾 𝙱𝚎𝚜𝚝 𝙰𝚏𝚛𝚒𝚌𝚊𝚗 𝚙𝚒𝚟𝚘𝚝, é uma referência no Andebol angolano. Nascida a 12 de junho de 1996, em Luanda, começou sua carreira no Clube Desportivo 1.º de Agosto, e mais tarde, devido ao seu excelente desempenho, transferiu-se para a Roménia, jogando pelo CS Rapid București. Além disso, acumula diversos prêmios, tanto individuais quanto coletivos.
Por: Correia Miranda