“Os salários são miseráveis e precisam ser melhorados”
O jornalista e presidente da Associação dos Comunicólogos Angolanos (ACAN), André Sibi, esteve, em entrevista com o PLATINALINE onde, dentre vários assuntos relacionados ao dia internacional do jornalista, que se assinala hoje (8), classificou como preocupante a condição actual dos jornalistas angolanos.
“A condição social dos jornalistas angolanos nessa altura é preocupante. Nós temos jornalistas que estão a ser despedidos dos meios de comunicação social, que vivem em condições difíceis. Jornalistas que estão a ir para aposentadoria e quando olham por volta de si, o que fez durante os últimos 20 e 30 anos, e não encontra condições nem possibilidades para sustentar a família e a si mesmo e que estão a passar por situações difíceis,” disse.
Na sequência, André Sibi falou sobre a necessidade de haver mais jornalistas como correspondentes a representar Angola nos diversos pontos do mundo.
“Gostaríamos de ver os jornalistas angolanos a participar nos palcos internacionais. Não temos muitos correspondentes em diversos pontos do mundo, seria bom que o país começasse a pensar neste sentido, em termos de correspondente em vários pontos do mundo para que os nossos jornalistas também sejam conhecidos para que possam ombrear com os demais para o mundo fora, a condição do jornalista angolano é muito preocupante, os salários são miseráveis e precisam ser melhorados”, lamentou.
Por: Arieth Silva