O embaixador de Angola no Senegal, Adão Pinto, e o seu homólogo da Guiné-Bissau, Armando Albino Arafa, abordaram na manhã desta segunda-feira, 19, aspectos inerentes a actualidade diplomática africana e internacional, dando, igualmente, tônica discursiva à importância das relações históricas de amizade e solidariedade existentes entre os dois Estados.
O encontro de cortesia, ocorrido na Embaixada de Angola em Dakar, capital do Senegal, serviu também para ambos Chefes de Missão reafirmarem o apoio mútuo e cooperação nos temas afins, neste país, sempre que urgir ao interesse dos Estados.
O embaixador guineense aproveitou o momento para apresentar as suas felicitações alusivas à comemoração do dia 17 de Setembro, data consagrada, em Angola, como Dia do Herói Nacional, em memória do seu primeiro Presidente, Dr. António Agostinho Neto, assinalado no pretérito domingo (17.09.2023).
O diplomata enfatizou à imortal importância histórica do papel de Agostinho Neto e de Amílcar Cabral, indeléveis panafricanistas à memória da libertação dos povos do continente africano.
“Angola e a Guiné-Bissau são dois países irmãos. É com grande orgulho que historicamente enaltecemos o grande papel de Agostinho Neto e de Amílcar Cabral, ambos intrépidos e distintos filhos de África no percurso das nossas lutas pela independência, referiu o embaixador Armando Albino Arafa, merecendo a concordância do seu homólogo Adão Pinto, que aproveitou o momento para apresentar a Missão, o corpo diplomático e demais funcionários da Embaixada.
A República de Angola e a República da Guiné-Bissau comungam laços históricos que unem os dois países deste a luta anti-colonial e pela emancipação dos respectivos povos, alicerçados na base de amizade, fraternidade e de solidariedade.