A angolana Alíria da Conceição sagrou-se bicampeã mundial na modalidade de Jiu-Jitsu, estilo brasileiro (Ne-Waza), ao arrebatar a medalha de ouro na prova que termina esta quarta-feira, em Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos.
De 13 anos de idade, a campeã da categoria júnior (40 kg) já havia conquistado o ouro num evento do género, em Abril de 2017, no mesmo país.
Na presente edição, Angola participa igualmente com concorrentes do escalão sénior, tendo obtido a medalha de ouro por intermédio de Hélio Caio (-55kg) e duas medalhas de prata por Heliane (+63kg) e Hélder Mangueira (120 kg).
Esta competição, de participação individual, por via do pagamento de uma quota monetária, é organizada pela Federação dos Emirados Árabes Unidos.
No Campeonato do Mundo de Nações, disputado de 3 a 11 deste mês, no mesmo país, mas tutelado pela Federação Internacional da modalidade, a selecção nacional conquistou duas medalhas de bronze, também por élio Caio e Heliane.
A prova incluiu atletas do estilo tradicional e brasileiro.
Num áudio enviado esta quarta-feira à ANGOP pelo pai, Álvaro da Conceição, a campeã mundial disse tratar-se de um título fruto do trabalho árduo dos seus progenitores e do treinador, colegas de escola e de equipa.
Considerou a conquista difícil, já que o desporto oferece três resultados possíveis, a vitória, empate e derrota, acrescentando que teve dificuldade em estabilizar-se no “tatame”por ser muito escorregadio.
Referiu que a modalidade requer forte mentalidade e respeito ao espírito desportivo e de equipa.
Alíria da Conceição, estudante da 8ª classe, nasceu em Luanda, aos 28 de Julho de 2008, mas reside em Lisboa, Portugal, desde 2018.
A atleta do clube YOUNGZILION, faixa amarela, conta já com vários títulos nacionais e internacionais, com medalhas de ouro conquistadas no Open 40 Anos de Independência Nacional, no torneio Life Style Jiu-Jitsu Angola e na prova de qualificação ao presente mundial.
Arrebatou ainda, entre outros, a medalha de ouro no primeiro festival infanto-juvenil Team Club, no oitavo torneio interno aliança do tatame e no campeonato português de jiu-jitsu.