A modelo angolana Samaia Tchapesseka venceu, domingo em Londres, o concurso Miss Black Africa UK-2012, o equivalente a uma representatividade no Reino Unido da Gra-Bretanha e Irlanda do Norte, edição 2012.
Ela foi coroada na presença de um público de cerca de 200 pessoas, que acorreram ao centro cultural ‘Regência Royal Hall’, em Londres, para testemunhar o desfile de mais de 20 concorrentes de países africanos, dentre eles a Nigéria, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Serra Leoa, Congo Brazzaville, Ghana, Gâmbia, Rwanda, Uganda, Tanzânia, Zimbabwe, Zambia e África do Sul.
Estudante do ensino secundário, Samaia, 17 anos de idade, fêz a diferença, para o corpo de jurado, ao demonstrar, na cultura africana e particular a angolana, a comida típica.
A nova miss africana do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte tem como actual desafio aumentar a consciencialização sobre a questão do abuso infantil e medidas para o combater. Ela recebeu a coroa da zimbabwena Justina Mutale.
Nas posições seguintes ficaram as senhoritas Kalay Wattu, da Serra Leoa, e Assitou Nsika da República do Congo.
O corpo de jurado incluiu o estilista internacional Adebayo Jones, numa organização a cargo do BBC (Big Brother Africa). A festa contou com a presença dos comediantes das Nações Unidas ‘Mc Mark’ e da modelo e actiz, Walts Arna. O evento foi coordenado por modelos da ITV.