Por: Leo Bernardo
Clinton Matias é um jovem angolano de 25 anos de idade, residente em Londres, formado em Telecomunicações, que desde sua tenra idade sempre foi um menino destemido e admirado pelas pessoas que o rodeavam, com sua tenaz força de vontade superou obstáculos na sua longa caminhada.
Fruto das quedas que apanhou na sua trajectória, abraçou a filantropia, fazendo parte de várias organizações locais e internacionais, com destaque para o facto de ser fundador e idealizador de inúmeros projectos. Em conversa com o PLATINALINE, Clinton Matias explicou como aconteceu todo o processo e sobre o seu sentimento em fazer parte desta distinção. “Fui indicado pelo grupo a fazer parte do prémio da União Europeia que destaca jovens líderes com influência política em África, neste concurso concorriam mais de 345 jovens líderes de todo o continente africano, escolhidos pela organização, tive a graça de ficar em primeiro lugar, recebendo o certificado e o troféu de reconhecimento, há nove anos que me dedico em projectos de carácter social, político e económico, este prémio vem também pelo bom trabalho do qual fiz parte no sul de Angola para mitigar o impacto da seca naquela porção do território sul, segui para a vizinha Namíbia, cidade de Oshikango, implementei nas comunidades o projecto de sobrevivência em tempos de crise e muitos outros projectos”, disse.
Em remate final, Clinton Matias não deixou de motivar a juventude angolana e reconheceu o actual difícil contexto em que nos encontramos. “Penso que os jovens angolanos são os verdadeiros heróis e resilientes, não é fácil sobreviver no contexto actual com a crise económica e consequentemente agudizado com a pandemia da Covid-19, muitos de nós jovens, com os escassos recursos exíguos, estamos a tentar fazer algumas coisas positivamente marcantes, no sentido de deixarmos o mundo melhor”, finalizou.