O curador e pesquisador cultural Luamba Muinga venceu o prémio “Seed Awards”, promovido pelo Fundo Prince Claus, organizado pela neerlandesa, estabelecido como um tributo à sua Alteza Real Príncipe Claus, cuja missão é apoiar, homenagear e conectar artistas e profissionais culturais na África, Ásia, América Latina, Caribe e Europa Oriental.
O prémio “Seed Awards” é oferecido todos os anos aos artistas e profissionais da cultura, que estão nos primeiros cinco anos das suas carreiras, cujas práticas são socialmente engajadas e abordam questões prementes nos contextos locais e cobrem uma diversidade de temas.
Luamba Muinga é o primeiro angolano a recebê-lo nos “Seed Awards”. O prémio monetário estabelece, também, uma rede de suporte mentoria, networking e apoio técnico com vista a explorar novas perspectivas e desenvolver a sua prática em seus próprios termos.
O curador, produtor e crítico cultural, co-autor de “Are we not makers of history?” (Bag Factory, Joanesburgo, 2020) com a curadora moçambicana Sara Carneiro. Coordena o LabCC – Laboratório de Crítica e Curadoria, plataforma de arte para jovens curadores e críticos de arte de Luanda.









