A 5.ª edição do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC), que decorre de 12 a 14 de Junho, Foi oficialmente inaugurada no Centro de Convenções de Talatona (HCTA), com foco na Inteligência Artificial e cibersegurança, onde as startups registam um número recorde de participação, com um total de 180 projectos.
Organizada pelo MINTTICS, a edição de 2025 realiza-se sob o lema “50 anos a Comunicar, Modernizar e a Desenvolver Angola”. O evento conta com a participação de 105 empresas, das quais quatro são internacionais. Estima-se a presença de até 20 mil visitantes ao longo dos três dias do certame.
Durante a cerimónia de abertura do evento o Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, informou que esta edição foca na conectividade, Inteligência Artificial, DNA digital e cibersegurança, além de estratégias para o aumento da confiança empresarial no cenário digital e avançou que as startups registam um número recorde de participação, com um total de 180 projectos.
De acordo com o Ministro, este número representa um aumento de 52 startups em relação à edição de 2024, que contou com 128 projectos no total. Explicou ainda que estas startups são provenientes de várias províncias, nomeadamente Bié, Huíla, Huambo, Namibe, Uíge e Luanda, e são patrocinadas pelos respectivos governos provinciais e por empresas nacionais.