Na manhã desta Quarta-feira, 4 de Dezembro, António Luvualu de Carvalho apresentou as Cartas Credenciais que o oficializam como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na Comunidade da Austrália. A cerimónia foi conduzida pela Governadora-Geral da Austrália, Honorável Sam Mostyn AC, na Government House, residência oficial da chefe de Estado australiana, em Camberra.
Durante o evento, Sam Mostyn elogiou a decisão de Angola de abrir uma embaixada na Austrália, destacando o potencial para o fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países. Além de António Luvualu, foram acreditados novos embaixadores das Filipinas, dos Estados Federados da Micronésia e da Colômbia.
A embaixada angolana em Camberra foi inaugurada em Agosto deste ano, marcando um avanço nas relações diplomáticas com a Austrália. Até então, a representação de Angola no país era feita pela embaixada em Singapura. António Luvualu é o primeiro embaixador residente, sucedendo Daniel António Rosa, último embaixador não residente.
A Austrália, membro permanente do G20, é reconhecida pela sua economia robusta, figurando como a 12.ª maior do mundo. O país possui destaque em sectores como agricultura, mineração, tecnologia e turismo, o que abre novas possibilidades de cooperação entre os dois países.
A apresentação de cartas credenciais também contou com a presença de membros do corpo diplomático angolano, incluindo Maria de Lourdes Freitas, conselheira diplomática, e Maria Odete Cristóvão, adida financeira.
Com a nova representação, Angola busca intensificar a sua presença na região e explorar oportunidades estratégicas com um dos países mais desenvolvidos do hemisfério sul.