A adolescente angolana de 14 anos, Márcia Yola Lopes, transformou a dor de ter nascido com uma malformação congénita nos lábios, conhecida como lábio leporino, em superação e inspiração através da escrita. A jovem autora apresenta agora a sua primeira obra, intitulada “Cicatrizes do Silêncio – Vivências de Crianças com Lábio Leporino”, com lançamento marcado para o dia 17 de dezembro.
Natural da província do Moxico, Márcia descobriu muito cedo que, por detrás de um sorriso, pode esconder-se a dor, e que a escrita pode ser um lugar seguro. Começou a escrever aos 12 anos, numa fase em que o silêncio gritava dentro dela. Foi nas palavras que encontrou abrigo, refúgio e uma nova forma de respirar.
Em entrevista ao programa Dia Alegre, da Platina FM (96.8), a adolescente manifestou o desejo de que as pessoas passem a olhar com respeito para quem vive com esta condição.
“O meu desejo é que, ao lerem este livro, as pessoas sintam empatia. Que deixem de olhar com pena para as crianças que nascem com lábio leporino e passem a olhar com respeito. Quero que entendam que, por detrás de cada cicatriz, existe sempre uma história de coragem e superação”, declarou Márcia Yola Lopes.









